Mais antiga atividade da OBORÉ na área de Cursos, o Projeto Repórter do Futuro desenvolve, há 12 anos, cursos de extensão universitária para estudantes e recém-formados em jornalismo. Neste ano, o projeto conta com a parceria da ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, ABI - Associação Brasileira de Imprensa e da Cátedra UNESCO de Comunicação para o Desenvolvimento e apoio do Cursinho Inteligente, Ricardo Viveiros - Oficina de Comunicação, Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA/USP, FAJORP - Faculdade de Jornalismo e Relações Públicas da Universidade Metodista de São Paulo, Curso de Jornalismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie e Departamento de Jornalismo PUC - SP.
A proposta pedagógica do projeto prevê a produção jornalística - impressa e radiofônica - com foco na prática reflexiva de cada participante e não simplesmente na aplicação de técnicas.
Para medir o empenho real dos estudantes, o projeto adota o critério da Reembolsa: cada aluno selecionado investe uma taxa simbólica (R$ 350,00 - valor de um Salário Mínimo na época da matrícula) em sua formação, em cheque pós-datado, que será devolvido (não será depositado) ao final do módulo se ele assistir todas as palestras, realizar uma matéria semanal e conseguir publicar ao menos uma delas, ao longo do módulo, em qualquer meio de comunicação que tenha um editor responsável.
Os módulos são realizados com, no máximo, 25 estudantes, que têm acompanhamento individual na produção e avaliação de seus textos.