Cem duplas de estudantes universitários de todo o Brasil terão um ano para investigar os bastidores de 1000 reportagens premiadas nas últimas décadas, listadas a partir do ranking “Os Mais Premiados Jornalistas Brasileiros de Todos os Tempos” feito pelo Instituto Corda a pedido do Jornalistas&Cia.
No Projeto 1000 em 1, cada dupla realizará entrevistas em vídeo (dez minutos) com dez grandes jornalistas sobre o caminho entre a ideia da pauta até a publicação de matérias que ganharam os prêmios mais renomados da imprensa brasileira (Esso, Vladimir Herzog, Ayrton Senna, Caixa, Embratel, Ethos, entre outros).
O objetivo deste projeto é estimular a troca de ideias e experiências entre estudantes e profissionais. A editora-assistente de O Globo, Angelina Nunes, uma das idealizadoras do 1000 em 1 ao lado do jornalista da Folha de S. Paulo, Marcelo Soares, e do diretor da OBORÉ, Sergio Gomes, defende o importante papel pedagógico desse trabalho. “É preciso trocar informação, contar aos colegas e estudantes como uma matéria deu certo”, observa a repórter, ex-presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (ABRAJI).
-->