30/05/2012

"Projeto 1000 em 1" aproxima estudantes de profissionais

A OBORÉ convida alunos de jornalismo a integrarem sua nova iniciativa, o projeto “1000 em 1”. A proposta é entrevistar, dentro de um ano, os mil jornalistas brasileiros mais relevantes, segundo ranking feito pelo Jornalistas&Cia. 

O objetivo do “1000 em 1“ é reunir o depoimento audiovisual desses jornalistas sobre os bastidores de suas pautas premiadas. O projeto será realizado por 100 duplas de estudantes. Cada uma delas deve entrevistar, durante o ano, dez profissionais.

A ideia surgiu durante o 6o Congresso de Jornalismo Investigativo da Abraji, em conversa entre Sérgio Gomes, diretor da OBORÉ e idealizador do projeto Repórter do Futuro, e Angelina Nunes, editora assistente da editoria Rio em O Globo e diretora da Abraji. A inspiração de Angelina surgiu quando, para receber um prêmio, teve que detalhar o passo a passo de sua matéria. Durante a premiação, ao ter contato com o trabalho de outros profissionais, percebeu que esse conhecimento sobre a boa prática jornalística deveria ser passado adiante. Por isso, “é preciso trocar informação, informar aos colegas e estudantes como uma matéria deu certo”, diz ela.

Segundo Sérgio, a ideia é, com baixo custo e com os recursos disponíveis, “fazer com que os jornalistas que não são professores possam contribuir com o aprendizado através do que realizamc