Mais uma série de programas Plantão Saúde para veiculação nos meses de março e abril já foi distribuída via Correio às emissoras parceiras da Rede de Comunicadores pela Saúde. Os programas também estão disponíveis para audição aqui no site da OBORÉ.
Conheça os temas e entrevistados
495 – CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA GRIPE A
O Brasil começa a se preparar para enfrentar a segunda onda da gripe suína. Até o mês de maio, o Ministério da Saúde pretende vacinar 62 milhões de pessoas. Neste programa, o ministro José Gomes Temporão e o médico Isaias Raw, diretor do Instituto Butantan, explicam o cronograma da campanha de imunização, planejado para acontecer em quatro etapas.
496 - MULHER
Segundo o IBGE, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o Brasil possui hoje uma população estimada em mais de 192 milhões de pessoas. E a maioria é feminina! No ano 2000, para cada grupo de 100 mulheres, o número de homens era de 97. As projeções apontam que em 2050, a nossa população terá 7 milhões de mulheres a mais do que homens. Rachel Moreno, psicóloga, pesquisadora e integrante do Observatório da Mulher, fala dos desafios e avanços que cercam a vida da mulher brasileira.
497 - TUBERCULOSE
A tuberculose é uma doença que preocupa muito as autoridades brasileiras e enfrentá-la ainda é um grande desafio para a saúde pública. Apesar do Sistema Único de Saúde oferecer gratuitamente em sua rede os exames de diagnóstico e remédios para seu tratamento, todos os anos são notificados cerca de 80 mil novos casos da doença. Para falar sobre o assunto, convidamos os médicos pneumologistas Joseney Santos, Fernando Fiúza, Márcia Seicento e Júlio Magalhães. Eles dão informações importantes sobre como reconhecer os primeiros sintomas e como tratar a tuberculose.
498 - ÁGUA
O Brasil é um país privilegiado no que diz respeito à quantidade de água doce. Tem a maior reserva da Terra: 12% do total mundial. O problema é que sua distribuição não é uniforme em todo o território. Nos países em desenvolvimento, como o Brasil, cerca de 80% das doenças que afetam a população tem origem na água de qualidade ruim. São enfermidades como a febre tifóide, disenteria, cólera, diarréia, hepatite e leptospirose. O cientista José Galizia Tundisi, pesquisador, professor titular da USP e uma das maiores autoridades em Ecologia,