| Patricia Andrade e Sergio Gomes (fundo), do Ponto de Cultura Vila Buarque e Geronino, coordenador da Rádio Heliópolis, também Ponto de Cultura, reunidos no Espaço Aloysio Biondi, na OBORÉ |
Geronino Barbosa, coordenador da rádio, esteve reunido na manhã desta sexta (23), na OBORÉ, para discutir a cobertura da cerimônia. Antiga parceira da Rádio Heliópolis, a OBORÉ coordenou os Fóruns de Avaliação e Planejamento da emissora, realizados entre julho de 2004 e fevereiro de 2005, envolvendo a comunidade na discussão para melhorar a programação da rádio e encontrar formas de garantir a sua auto-sustentabilidade. A OBORÉ, junto com o Instituto de Pesquisas e Projetos Sociais e Tecnológicos - IPSO - coordena o Ponto de Cultura Vila Buarque.
A equipe da Rádio Heliópolis já está mobilizada tomando providências para a cobertura da cerimônia. Sete repórteres da comunidade se encarregarão da tarefa. Para isso, já contam com gravadores digitais obtidos através do Ponto de Cultura de Heliópolis. Durante a próxima semana a equipe se reunirá com a OBORÉ para que o material produzido na cobertura seja aproveitado, o máximo possível, na programação da rádio.
Eduardo Saron, superintendente do Itaú Cultural, que participou da reunião por telefone, confirmou que estará presente e entregará ao Presidente, ao Ministro e à Rádio Heliópolis, a caixa de CDs do Projeto Rumos, que também será lançada na ocasião. Em seguida, Saron participará da primeira reunião dos Pontos de Cultura de São Paulo que vai acontecer na sede da UNAS. Ele vai verificar ainda a possibilidade de o Itaú Cultural transmitir a solenidade, em tempo real, por internet, para que os Pontos de Cultura do país e as rádios tenham acesso ao material.
A OBORÉ é parceira do Itaú Cultural na realização dos seminários Onda Cidadã: Radiodifusão, Cultura e Educação, que reúnem aliados de áreas diversas em torno da democratização da comunicação, em especial do rádio, a favor da cultura e da educação.
Nova casa, novos equipamentos
A Rádio Heliópolis está se preparando para sair da Rua da Mina para um local mais amplo, na Rua Paraíba, principal área cultural de Heliópolis, onde ficam a biblioteca, a creche e a quadra da UNAS. Em trabalho coordenado pelo arquiteto Ruy Otake, a Rua Paraíba ganhou nova vida com as fachadas de suas casas pintadas de diversas cores. Na reunião de hoje, discutiu-se também que tipos de equipamentos são adequados para que a emissora possa melhorar suas transmissões.
Para marcar a nova fase, a Rádio Heliópolis acaba de produzir um novo folder, fruto do trabalho que a rádio desenvolveu nos seis fóruns em que a equipe pode debater abertamente seus problemas e seus principais objetivos. A idéia é que o folder, que apresenta a programação completa da rádio, de segunda a domingo, e suas principais atividades, facilite os