PRÊMIO AVERROES 2010 – PIONEIRO E COMPARTILHADOR
Entrega do Troféu Averroes e Concerto de Homenagens
ao Prof. Dr. Luiz Hildebrando Pereira da Silva
e ao Instituto Cervantes de São Paulo
19 de setembro, domingo, 19h
Salão de Atos do Memorial da América Latina
Av. Auro de Moura Andrade, 664 – Barra Funda – São Paulo
Com Coro Luther King
Regência: Mº Martinho Lutero Galati
Curadoria: José Luiz Del Roio
Criação do Troféu: Jaime Prades
A cerimônia de entrega do Troféu Averroes - escultura criada pelo artista plástico Jaime Prades - ao Instituto Cervantes de São Paulo representará no ato a velha e reverenciada Andaluzia Solidária onde nasceu Abu Al-Walid Muhammad Ibn Ahmad Ibn Muhammad Ibn Ruchd , o nosso Averroes , em 1126.
O concerto presta uma homenagem ao ilustre personagem brasileiro Luiz Hildebrando Pereira da Silva. Na voz do ator Rodrigo Ramos, Luiz Hildebrando conta passagens de sua vida e convida a plateia a conhecer um pouco de sua trajetória e de sua história, sempre permeada de música. O Coro Luther King, sob direção do Maestro Martinho Lutero Galati, desenha um mosaico de sons baseados nestes relatos, cantando as águas de Córdoba, os gritos da ditadura, o silêncio do exílio, as cores de Paris, as matas brasileiras, a cultura indígena e a esperança no futuro. Participação especial da cantora lírica Adélia Issa (soprano), dos artistas italianos Davide Rocca (barítono) e Roberto Mingarini (piano), do Coral Aquarela – Biasi e do coro de crianças Guarani da Aldeia Tonendé Porá.
Prêmio enaltece a generosidade intelectual
A pedido do Hospital Premier, o Prêmio Averroes foi concebido em 2008 pelo historiador ítalo-brasileiro José Luiz Del Roio, Senador da República Italiana, membro do Parlamento do Conselho da Europa em Strassburgo e membro do Parlamento da União Européia Ocidental em Paris. Mas ficou por conta do talento do artista plástico Jaime Prades a materialização de todos os conceitos e objetivos traçados para o troféu: tanto quanto ressaltar o reconhecimento público de personalidades que consagraram suas vidas ao desenvolvimento das ciências, educação e das artes, o Prêmio Averroes, já agora na sua terceira edição anual, destina-se a iluminar a trajetória dos que têm sido pioneiros e compartilhadores em suas áreas de atuação direta mas que também se empenham pela Paz entre os povos e o convívio enriquecedor de todas as culturas, religiões e etnias.
Personalidade premiada