O último sábado, 8 de abril, foi palco da inauguração afetiva da Praça Amiga do Idoso, em frente ao Hospital Premier, na Av. Jurubatuba, em São Paulo. O evento reuniu a equipe multiprofissional do Premier, representantes da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente e integrantes da diretoria da Associação de Moradores de Vila Cordeiro (VIVACORD), uma das entidades idealizadoras do evento.
Esta inauguração teve também como um de seus objetivos homenagear a ex-presidente da Vivacord Dona Maria Berta Mendes Gabriel, uma das grandes entusiastas na efetivação deste projeto de Praça e que em abril de 2017 completaria setenta e dois anos de vida. Para honrar a memória da ex-presidente da associação, 72 mudas foram plantadas na Praça que levará o seu nome. Natasha e Regis Mendes Gabriel, filhos de Dona Berta estiveram presentes.
Atualmente Regis é o segundo secretário da diretoria da Vivacord e deu destaque para a criação de espaços de convívio que possibilitem melhorias na qualidade de vida dos moradores. “Há mais de quinze anos minha mãe ajudou a formar um grupo de voluntários moradores que vêm lutando por uma melhor qualidade de vida nos bairros. O bairro aqui vem sofrendo impactos da operação urbana “Água Espraiada”, que visa alterar características do bairro. Foram vendidos nos quarteirões junto a Av. Agua espraiada e Av. Jurubatuba um potencial construtivo, construções verticais, que arrecadam bilhões. Mas até o momento, mesmo após quinze anos, não houve uma contrapartida da prefeitura para que fosse feita uma via local para proteção do bairro”, disse.
A praça ocupa hoje um espaço onde anteriormente era uma das vias da Avenida Jurubatuba e faz parte de um projeto desenvolvido pelos moradores do bairro, a Vivacord e integrantes do Hospital Premier. Com apoio do vereador Gilberto Natalini – atual secretário do verde e meio ambiente – que conseguiu R$ 250 mil em verbas via aprovação de nova Emenda Parlamentar ao Orçamento da Prefeitura, o local idealizado para servir como ponto de convívio social saiu do papel.
“O secretário Gilberto Natalini sempre se esforçou muito para que a sociedade estivesse trabalhando com o parlamento e com as autoridades de governo, que ela participasse do desenho da cidade. Ele acha que ela [a sociedade] não só tem o direito como também a competência única de indicar para a administração pública o que de melhor tem de ser feito em cada bairro”, disse o arquiteto Sérgio Saraiva Martins, representante da secretaria do verde e meio ambiente. Na ocasião, devido a compromissos de gabinete, o secretário Gilberto Natalini não pode comparecer ao evento. No entanto, Sérgio Saraiva destacou que a pasta defende que o bairro [os moradores] discuta a cidade e tenha suas demandas ouvidas pelo governo, principalmente porque “algumas ideias só poderiam ser apresentadas por moradores”.
“Até hoje não temos a clareza se há uma outra rua na cidade de São Paulo que tenha virado uma praça como essa. Tiramos os carros das ruas e colocamos as pessoas para andarem nela e isso foi uma vitória de cidadania”, disse o atual presidente da Vivacord Marcos Smetana. Ele reforçou o quanto é importante que as diferentes iniciativas e instituições do bairro estejam sempre em diálogo, para que este tipo de projeto possa acontecer mais vezes.
Criando uma rede de cuidados
Durante o evento, tendas com música, frutas e atendimento médico foram montadas. Um espaço para medição de glicemia, pressão arterial e frequência cardíaca foi disposto para que os moradores pudessem ser examinados pela equipe de saúde do Premier, que também aplicou questionário sobre saúde auto percebida e solidão.
“Acho bom