Termina nesta sexta, 26 de agosto, às 12h, o prazo de pré-inscrições para o IV Curso de Informação sobre Jornalismo em Situações de Conflito Armado que será realizado nos sábados 08, 15 e 22 de outubro. Parceria do Comitê Internacional da Cruz Vermelha - CICV - e OBORÉ, o curso tem por objetivo aumentar o conhecimento dos jornalistas e estudantes de jornalismo sobre o Direito Internacional Humanitário. Apóiam a iniciativa: Faculdade Cásper Líbero, Universidade Metodista de São Paulo, Cursinho Inteligente,
Escola de Comunicações e Artes da USP, Universidade Mackenzie e PUC - SP.
No sábado, 27 de agosto, às 13h30, será realizado Encontro de Confraternização e seleção dos candidatos pré-inscritos. A reunião se dará no Centro de Imprensa / Redação-Escola da OBORÉ ( Rua Rego Freitas, 454 - 8º andar - V. Buarque - próximo à Estação República do Metrô), onde será aplicado um breve questionário. A relação dos selecionados será divulgada no dia 03 de setembro. O curso oferece apenas 20 vagas.
O IV Curso de Informação sobre Jornalismo em Situações de Conflito Armado faz parte do Projeto Repórter do Futuro, cursos de complementação universitária desenvolvidos pela OBORÉ há mais de dez anos. Como todos os cursos do projeto, este também adotará o critério da Reembolsa. Significa que cada selecionado investirá o valor de R$ 300,00 ( um salário mínimo ), na forma de um cheque pós-datado, que lhe será devolvido ao final do curso. Para isso, o participante deve ter 100% de freqüência nas palestras e publicar, no mínimo, uma matéria sobre os temas abordados no curso, em qualquer veículo jornalístico.
As atividades serão encerradas no dia 22 de outubro, quando a coordenação do curso se reunirá com os estudantes para avaliar o módulo e para a entrega dos certificados. Confira, a seguir, a programação completa.
Programação
08 de outubro
das 9h às 12h
Michel Minnig
Representante do CICV para Brasil, Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai, fala sobre o impacto humanitário das situações de violência armada que se manifestam na América Latina e os desafios do CICV na região, onde, à exceção da Colômbia, as situações de distúrbios e tensões internas são mais freqüentes que os conflitos armados. Com quase 15 anos de trabalho como delegado do CICV, foi chefe da delegação no Azerbaijão, Peru, Rússia, Ruanda e Iraque, onde também foi responsável pelas visitas a detidos; chefe adjunto de delegação na Nicarágua e no Líbano; chefe de sub-delegação na Ex-Iugolsávia. Esteve presente na tomada de reféns na Embaixada do Japão, em Lima, e no teatro de Moscou.
Silvia Backes
Coordenadora do escritório do CICV no Brasil, especialista na difusão do Direito Internacional dos Conflitos Armados a membros das Forças Armadas e militares que compõem missões de paz, como no Haiti e Timor Leste. Silvia fala sobre a atuação do CICV no Brasil, com ênfase no programa que a organização desenvolve com as forças policiais e as forças armadas.
João Paulo Charleaux
Jornalista, assessor de comunicação do CICV no Brasil, ex-correspondente de rádios e agências de notícias da Inglaterra, Holanda, Espanha, Portugal, Argentina, Equador, Chile e Uruguai. Colaborador das revistas brasileiras Carta Capital e Caros Amigos, do jornal O Estado de S. Paulo e da rádio CBN/Globo, além de membro do Núcleo de Rádio da Oboré. Fala sobre a relação do CICV com a imprensa e os desafios atuais da organização no Iraque.
14h às 17h
Fabiano Maisonnave
Repórter da editoria Mundo do jornal Folha de S. Paulo, foi correspondente em Washington e enviado para a cobertura de distúrbios no Haiti, Bolívia e Venezuela. Ele analisa o papel do jo