Política externa é tema de coletiva do I Curso Jornalismo e Direitos Humanos do Repórter do Futuro
O que é o sistema internacional de direitos humanos? Qual sua origem e impacto? E quais são as atuais diretrizes que guiam a política externa brasileira?
Estas e outras questões estarão colocadas aos 20 estudantes selecionados para o I Curso de Informação sobre Jornalismo e Direitos Humanos, que participarão, neste sábado (4/10), às 8h, do primeiro encontro do módulo, realizado integralmente na sede da Conectas, no âmbito do Projeto Repórter do Futuro.
Camila Asano, coordenadora de Política Externa da Organização, irá proferir palestra sobre “Sistema Internacional dos Direitos Humanos e Política Externa Brasileira” e, na sequência, concederá entrevista coletiva aos jovens jornalistas, que vêm de 11 faculdades de 3 estados do Brasil (SP, MG e RS).
Em sua exposição, a especialista abordará desde a criação da ONU, em 1945, passando pela aprovação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, até a instalação de tratados mais recentes.
Camila também irá decorrer sobre as principais questões das relações internacionais envolvendo o Brasil, que hoje atua como importante ator político no cenário global.
“Será importante que os estudantes percebam que o Brasil possui duplo papel no que diz respeito a sua atuação internacional: como um "alvo" de decisões e recomendações que emanam da ONU, por exemplo, ou como um "player" que é parte do processo de tomada de decisão, que pode afetar tanto a sua própria situação como também as populações de outros países”, afirmou Camila.
No final, os estudantes terão uma hora e meia para produzir uma matéria a respeito dos temas abordados. Até o encerramento do curso, ao menos uma matéria deve ser publica em um veículo de comunicação com editor responsável. -->