30/01/2006

Pesquisa resgata surgimento de estudos sobre Comunicação para a Saúde

Sob orientação do Prof. Dr. Isaac Epstein, a tese Contribuições da COMSAÚDE na construção do conhecimento em Comunicação para a Saúde: resgate histórico e tendências dessa linha de pesquisa, do jornalista e professor Arquimedes Pessoni, foi defendida no final de 2005, na Universidade Metodista de São Paulo.

Na pesquisa, o autor consolida um grande mapeamento dos estudos dessa área nos Estados Unidos, América Latina e Caribe, apresentando os principais grupos de pesquisa no Brasil, além de analisar as contribuições das sete edições da Conferência Brasileira de Comunicação para a Saúde - COMSAÚDE - para a consolidação dessa linha de estudos.

A COMSAÚDE é promovida anualmente pela Cátedra Unesco de Comunicação em parceria com instituições de ensino superior e representa a tentativa de reunir pesquisadores e profissionais das áreas da Saúde e da Comunicação. O objetivo é fazer com que os comunicadores possam entender a natureza dos problemas médico-sanitários e permitir que os profissionais de saúde conheçam melhor o sistema midiático para que, juntos, possam  interagir a favor da opinião pública.  A OBORÉ tem sido parceira da Cátedra UNESCO nas edições das COMSAÚDE. 

Arquimedes Pessoni é editor do informativo da Rede Comsaúde , importante disseminador de notícias relacionadas à área de pesquisa em Comunicação e Saúde. 

Para saber mais sobre a COMSAÚDE