21/11/2005

Para falar de Saúde do Trabalhador, a imprensa sindical é uma grande aliada

Pouco antes do almoço, parte dos participantes presentes ao encontro se reúnem para a foto que será capa do cd com a síntese das palestras
O 1º Encontro Paulista de Avaliação e Planejamento da Comunicação a Serviço da Saúde do Trabalhador, realizado no dia 18 de novembro, no Espaço Vladimir Herzog do Sindicato dos Jornalistas de S. Paulo e nos Espaços Fortuna, Aloysio Biondi, da OBORÉ, reuniu cerca de 90 profissionais  responsáveis pela comunicação nas entidades sindicais e profissionais da área da saúde. 

O objetivo foi atualizar os participantes sobre as principais questões que envolvem a saúde, a segurança e o meio ambiente de trabalho e discutir estratégias  de comunicação que coloquem essas temáticas, de forma permanente, na pauta das publicações voltadas aos trabalhadores.  Ao final das atividades, o grupo elencou propostas para melhorar a visibilidade e a qualidade das informações em seus materiais de divulgação e já marcou um próximo encontro para o dia 3 de abril de 2006. 

Promovido pelo Centro de Estudos em Saúde e Trabalho (CEST), o evento teve a   coordenação da Hemeroteca Sindical Brasileira e da OBORÉ. Contou com o apoio da Coordenação Técnica da Área de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde (COSAT/MS), do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (CEREST-SP), da Cátedra Unesco/Metodista de Comunicação para o Desenvolvimento Regional, do Sindicato dos Jornalistas no Estado de São Paulo, da Agência Sindical, Canal Comunitário de S. Paulo e Gera Cidadania.

Na mesa de abertura do evento (a partir da esq): Ana Luisa Zaniboni (Hemeroteca / OBORÉ), Rosiver Pavan (Fundacentro), Fred Ghedini (Sindicato dos Jornalistas), Rogério de Jesus Santos (Conselho Estadual de Saúde), José Augusto (Comissão de Comunicaão da 3ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador)
Participaram da cerimônia de abertura, Fred Ghedini, presidente do Sindicato dos Jornalistas, Rosiver Pavan, presidente da Fundacentro, José Carlos do Carmo, representante do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de São Paulo (CEREST/SP), Rogério de Jesus Santos, representante do Conselho Estadual de Saúde, Ana Luisa Zaniboni, presidente da Hemeroteca e diretora da OBORÉ, e José Augusto de Camargo, membro da Comissão de Comunicação da 3ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador.




Palestras constróem  quadro de referência
  

Aloysio Milani fala sobre a cobertura que a Radiobrás fará da 3ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador
Editor de pauta da Agência Brasil, da Radiobrás, Aloisio Milani falou sobre a estrutura da empresa, a cobertura das conferências regionais e o que está previsto para a cobertura da 3ª Conferência Nacional (24 a 27 de novembro). "Vejo a cobertura desta conferência como a oportunidade de se construir uma política nacional de atenção à saúde do trabalhador". Milani explicou que a Radiobrás cobrirá a conferência com uma equipe de repórteres e cinegrafistas, possivelment