28/04/2004

Oficinas para radialistas rearticulam Rede de Comunicadores pela Educação

Com a realização de uma série de oficinas de capacitação para radialistas em 15 Capitais, entre os meses de abril e junho, o Ministério da Educação (MEC) retoma a construção da Rede de Comunicadores pela Educação.
 
Os encontros começarão por São Paulo nesta quinta, 29, na OBORÉ (veja programação abaixo). Depois será a vez de Fortaleza (06/05), Curitiba (07/05), Natal (07/05), João Pessoa (10/05), Florianópolis (22/05), Salvador (14/05), São Luis (15/05), Teresina (17/05), Belo Horizonte (17/05), Recife (19/05), Porto Alegre (21/05), Maceió (21/05), Aracaju (24/05) e Rio de Janeiro (03/06).
 
O objetivo é contribuir para que o radialista amplie seus conhecimentos sobre educação, visando a aumentar a veiculação de notícias, entrevistas, matérias, reportagens e debates sobre o tema, nas emissoras de rádio em que atuam. Além das oficinas está previsto um amplo diagnóstico para identificar quem são, de fato, as emissoras que têm dedicado tempo aos assuntos da Educação em sua programação e podem, portanto, integrar e fortalecer a Rede de Comunicadores pela Educação.
 
Cada oficina terá duração de oito horas e oferecerá 30 vagas. Para se inscrever basta ser radialista e estar atuando em alguma emissora no momento.
 
Rede de Comunicadores pela Educação
Oficina de Capacitação para Radialistas
29 de abril, quinta-feira - das 9h às18h
OBORÉ
R. Rego Freitas 454 - 8º and - Vila Buarque
 
Pré-inscrições e mais informações sobre o calendário na página da OBORÉ: www.obore.com  ou tel (11) 3214.3766
 
Programação
Manhã:  9h às 13h
- Abertura - Apresentação da Rede de Comunicadores pela Educação,
apresentando as prioridades do Ministério da Educação;
- Considerações sobre o tratamento do tema Educação pela Mídia, destacando o radialista como educador
- Reflexões sobre diferentes concepções de educação a partir do conceito de cidadania
 
Tarde: 14h às 18h
- Apresentação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira - breve apresentação da trajetória dos movimentos populares e do processo que culminou na LDB de 1996, enfatizando o conceito de cidadania e controle social
- Elaboração e socialização de pautas e formatos sobre o tema educação, tendo por base as informações e discussões do período da manhã.
- Avaliação  da oficina
 
Encerramento
 
Quem são os responsáveis técnicos  designad