07/10/2008

ONU anuncia vencedores do Troféu Especial de Imprensa

Foram anunciados hoje os cinco vencedores do Troféu Especial de Imprensa ONU/60 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos/Prêmios Vladimir Herzog, uma iniciativa do Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC-Rio) e da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH). Os ganhadores foram Caco Barcellos, Henfil, José Hamilton Ribeiro, Ricardo Kotscho e Zuenir Ventura. Segundo o júri - composto pelos mais de 500 jornalistas que receberam o Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos desde sua criação, em 1979 -, estes cinco jornalistas foram os que mais se destacaram, ao longo das últimas três décadas, na defesa dos direitos humanos na mídia brasileira.

Do total de 553 jornalistas que já ganharam o Prêmio Vladimir Herzog desde 1979, 437 foram localizados e receberam senha e login para votação. Desses, 326 votaram em até cinco jornalistas. No resultado da votação, 365 comunicadores receberam pelo menos um voto. “Foi um desafio muito grande para nós da Maxpress, pois havia um número grande de jornalistas que não estavam mais na ativa. Então, cada nome que conseguíamos localizar era uma vitória”, lembra Magda Oliveira, da Maxpress – empresa responsável pela localização e contato com os jornalistas que já haviam recebido o prêmio.

Para Giancarlo Summa, diretor do UNIC-RIO, o Troféu Especial é uma forma de reconhecer o trabalho que esses jornalistas tiveram em lançar na pauta a agenda dos direitos humanos no Brasil. “Foram cinco grandes jornalistas que, em épocas diferentes, contribuíram e continuam contribuindo na disseminação de informação sobre os assuntos ligados aos direitos humanos. Por isso, esse troféu é um reconhecimento ao trabalho feito e também um estímulo para as gerações futuras de jornalistas, para que continuem a abordar este tema”, destacou.

A diretora presidente da Comissão de Justiça e Paz da Cúria Metropolitana de São Paulo, Josephina Bacariça, enfatizou a importância do prêmio. “Precisamos cada vez mais firmar o conceito do respeito aos direitos humanos, principalmente, no meio da comunicação, pois sabemos que a comunicação é fundamental para que a gente tenha garantido esse debate”, diz.

O Troféu Especial - criado especialmente para a ocasião pelo artista plástico Elifas Andreato - será entregue durante a cerimônia de premiação do 30º Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, que acontecerá no próximo dia 27 de outubro, no TUCA - Teatro da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). 

No Dia dos Direitos Humanos – comemorado mundialmente em 10 de dezembro – será lançada uma pá