Em 2008, projetos muito bonitos se concretizaram graças ao empenho e esforço de toda a equipe e dos parceiros realizadores e viabilizadores.
Foi um ano cheio de comemorações: 30 anos da OBORÉ, 10 de Plantão Saúde, 20 anos de Sistema Único de Saúde e da nossa Constituição, além dos 60 anos da Declaração Universal de Direitos Humanos. Para cada data, uma luta, um projeto e uma celebração. Confira um pouco do que aconteceu em 2008 e o que está por vir em 2009:
- O programa de rádio Plantão Saúde completou 10 anos e abasteceu regularmente, neste ano de 2008, as 374 rádios comerciais e comunitárias que hoje compõem a Rede de Comunicadores pela Saúde. Nossas rádios parceiras continuarão transmitindo para mais de quatro mil municípios brasileiros o conteúdo que produzimos sobre saúde pública, mantendo seu papel como agente ativo da comunicação em defesa da vida.
- O Projeto Repórter do Futuro entra 2009 com força total. Após um ano de inovações, com o site laboratório do projeto e as coberturas temáticas e multimídia – Virada Cultural, Fórum Nossa São Paulo e viagem à Amazônia do módulo Descobrir a Amazônia, Descobrir-se Repórter – a coordenação pedagógica prepara os módulos do próximo ano. A idéia é aperfeiçoar o funcionamento do site laboratório e utilizar as ferramentas disponíveis para otimizar a cobertura jornalística dos estudantes selecionados para o Projeto. Em 2009, teremos os módulos Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter; Descobrir a Amazônia, Descobrir-se Repórter; e Jornalismo em Situações de Conflito Armado. Para se debater com mais profundidade as questões relacionadas à Amazônia brasileira existe a proposta de que o curso sobre a região ganhe mais fôlego. A idéia é preparar um módulo mais longo, com profissionais de várias áreas do conhecimento para debater a questão, garantindo assim, uma abordagem mais detalhada e o amplo debate dos estudantes antes da viagem à Amazônia, realizada em parceria com o Exército Brasileiro.
- Ainda no campo dos projetos, o Correspondentes da Cidadania também teve forte presença neste ano. Iniciado em 2007 com radialistas de Heliópolis, o projeto-protótipo pretende ganhar as escolas de ensino fundamental e médio da comunidade. A idéia é que ele fosse a base para a implementação de um projeto de formação continuada para futuros comunicadores comunitários, promovendo, na prática, a aplicação do conceito de bairro educador/cidade educadora – onde a escola deve articular o ensino com a realidade local. A iniciativa foi apresentada em 2008 em enc