Na próxima quarta-feira, dia 12, a partir das 9h30, no auditório Lupe Cotrim, no prédio central da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) vai acontecer o seminário O espaço da mídia na escola – educomunicação e a universidade pública. A idéia é discutir as relações entre a mídia e a escola, além de uma proposta de licenciatura em educomunicação.
A OBORÉ é uma das convidadas do encontro. Sergio Gomes, diretor da OBORÉ, apresentará na mesa “A mídia pode educar?”, um apanhado de experiências trabalhadas na Casa nos últimos anos. Entre elas, um projeto-protótipo realizado na comunidade de Heliópolis desde meados de 2007. Trata-se do curso Correspondentes da Cidadania, uma proposta de cursos modulados de comunicação para estudantes de escolas públicas da capital paulista que se situam no entorno das rádios comunitárias que estão em processo de legalização pelo Ministério das Comunicações.
A iniciativa já teve duas edições: uma com a equipe da Rádio Heliópolis (módulo I) e outra com estudantes de quatro escolas públicas da região do Ipiranga, zona sul de São Paulo (módulo II). As quatro escolas que participaram - EMEF Campos Salles, EMEF Luiz Gonzaga do Nascimento Junior, Escola Estadual Manuela Lacerda Vergueiro e Escola Estadual Professor Ataliba de Oliveira - estão sediadas nas imediações da primeira rádio comunitária legalizada da cidade: a Rádio Popular de Heliópolis, mantida pela UNAS – União de Núcleos, Associações e Sociedades dos Moradores de Heliópolis e São João Clímaco.
A idéia agora é expandir o projeto para as demais áreas que, possivelmente, terão suas rádios comunitárias legalizadas. Atualmente, segundo dados do Ministério das Comunicações, 48 entidades ainda disputam o processo de legalização de suas rádios comunitárias em São Paulo.
Sobre rádios comunitárias, Sergio Gomes apresentará ainda uma avaliação do processo de legalização das rádios comunitárias paulistas, elaborado durante dois meses pelas organizações que promoveram Mesas de Trabalho de apoio às rádios comunitchr3