Antiga sede da OBORÉ, em Perdizes (1982). Arquivo OBORÉ.
OBORÉ festeja seus 40 anos com encontro de amigos e parceiros de caminhada
A organização nasce em 1978 como cooperativa de jornalistas e artistas para atuar junto aos movimentos sociais e de trabalhadores na montagem de seus departamentos de imprensa. Dedica-se hoje a projetos de comunicação politicamente relevantes, de interesse público, que desafiam a falta de democracia e ajudam a promover justiça social.
Neste sábado, 24 de março, sábado, das 12h às 14h, no Auditório Freitas Nobre da Câmara Municipal de São Paulo, a OBORÉ promove ato comemorativo pelos 40 anos de sua fundação. O evento, denominado Encontrão, reunirá jornalistas, artistas, professores, estudantes e personalidades do mundo da comunicação e das artes e pretende ser o pontapé inicial para o 40+4 , uma série de palestras, conferências, entrevistas e aulas magnas para refletir sobre o que foram as últimas quatro décadas na história política e social do país e o que esperar dos próximos quatro anos – do ponto de vista de especialistas em política, arte, cultura, educação, saúde, mobilidade, comunicação, esportes, entre outros temas que ainda desafiam o Brasil em pleno século XXI.
A comemoração será antecedida de um encontro de estudantes de comunicação interessados em participar do curso Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter - módulo do Projeto Repórter do Futuro realizado pela OBORÉ em parceria com a Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo. Trata-se de projeto de formação desenvolvido desde 1994 com a proposta de complementar as atividades práticas laboratoriais de alunos matriculados nos cursos de Jornalismo com foco no estímulo à prática reflexiva e no exercício da reportagem. Em sua 11ª edição, o módulo capacitará futuros repórteres na cobertura de pautas importantes na gestão e funcionamento de São Paulo tais como Saúde, Segurança, Mobilidade e Gestão da Cidade.
Homenagem a Freitas Nobre
O cearense Freitas Nobre, que dá nome ao auditório da Câmara Municipal de São Paulo - local em que vai acontecer o Encontrão - será homenageado pela OBORÉ no dia de seu aniversário: se vivo estivesse, completaria 97 anos. Ele foi um grande lutador pela redemocratização do país. Vítima de perseguição política no período pós-1964, exilou-se na França, de onde retornou em 1967 e, de volta à vida pública, conquistou seis mandatos consecutivos de deputado federal. Sua atuação política foi dedicada, em especial, à luta pela Anistia e pelo movimento “Diretas Já”.
SERVIÇO
24/3 | Sábado -->