O Itaú Cultural e a Associação das Rádios Públicas - ARPUB - realizam, de 23 a 25 de junho, o 1º Encontro Nacional da ARPUB. O evento, que integra a rede Onda Cidadã, é dirigido a jornalistas, radialistas, estudantes e professores universitários, gestores, sócias e interessados no movimento do rádio brasileiro.
O objetivo é discutir os modelos de radiodifusão existentes no país; as relações entre o rádio e a arte, a educação e a cultura; a difusão de conteúdos noticiosos; e o incentivo ao uso crítico e inovador do meio.
Experiências internacionais e locais serão debatidas numa mesma mesa, mediada por Darlan de Andrade, superintendente da Rádio Palmas, reunindo Christian Boudier, adido de audiovisual do Consulado da França no Rio de Janeiro; Steve Spencer, ex-diretor das rádios públicas americanas NPR e Wyso Radio (Ohio/Estados Unidos); e Victor Garcia Guerrero, jornalista da Rádio Nacional de España. Confira a programação completa abaixo.
1º Encontro Nacional da ARPUB
23, 24 e 25 de junho
Quinta - 23
Sala Itaú Cultural
14h30 - Radiodifusão Pública e missão institucional
Temas de discussão: diferenças programáticas entre Rádios Públicas e Comerciais; Modelos de gestão; Atuação para diversos públicos; Democratização dos meios de comunicação; Ética e Responsabilidade Social; e Relações entre rádios de diferentes formatos.
Daniel Herz jornalista e coordenador do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação, FNDC.
Laurindo Lalo Leal sociólogo e jornalista, professor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, autor de Atrás das Câmeras, Relações entre Estado, Cultura e Televisão, sobre a TV Cultura de São Paulo.
Mediador
Ney Messias - jornalista, presidente da Arpub e da Fundação de Telecomunicações do Pará, Funtelpa, mantenedora da Rádio e TV Cultura do Pará.
16h30 - Experiências internacionais de radiodifusão
tema de discussão: o trabalho de rádios públicas internacionais e brasileiras.
Debatedores
Christian Boudier - adido de audiovisual do Consulado da França no Rio de Janeiro.
Steve Spencer - ex-diretor das rádios públicas americanas NPR e Wyso Radio (Ohio).
Victor Garcia Guerrero - jornalista da Rádio Nacional de España.
Mediador
Darlan de Andrade - superintendente da Rádio Palmas.
19h30 - Jogo de idéias (gravação especial)
temas de discussão modelos de rádio no país; importância da informação e da cultura na radiodifusão; papéis e valores das emissoras; regionalização e nacionalização; e rádios digitais.
Participantes
Mariza Tavares jornalista e diretora nacional de jornalismo do Sistema Globo de Rádio.
Orlando Guilhon diretor da Rádio MEC, Rio de Janeiro, e vice-presidente da Arpub.
Tião Santos coordenador da Rádio e TV Comunitária Viva Rio.
Apresentação:
Claudiney Ferreira - jornalista, radialista e gerente do Núcleo de Diálogos do Itaú Cultural.
Sexta - 24
Sala Vermelha
10h - Informação democrática, um serviço público
temas de discussão limites, controle, democratização e manipulação da informação; isenção e imparcialidade; incidência do público sobre o privado; diferença entre comunicação pública, estatal e de governo.
Debatedores
Fred Ghedini - jornalista, diretor da Federação Nacional dos Jornalistas, Fenaj, e membro do Conselho de Comunicação Social.
José Roberto Garcez - jornalista e diretor de jornalismo da Radiobrás.
Me