22/01/2013

O Diário de Anne Frank no aniversário de São Paulo

Por iniciativa do Instituto Vladimir Herzog, no próximo dia 25 de Janeiro, para celebrar o 459º aniversário de São Paulo, a Catedral Metropolitana de São Paulo (Catedral da Sé) receberá o concerto de música erudita O Diário de Anne Frank, cantata do compositor italiano Leopoldo Gamberini. A apresentação, aberta ao público, será logo após a cerimônia inter-religiosa em homenagem à cidade conduzida pelo Cardeal Dom Odilo Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo e com a presença de líderes de diversas religiões. O evento também lembrará o 50º aniversário do Concilio Vaticano II.

Esta é a segunda apresentação da cantata, que reúne canto e concerto eruditos inspirados no relato da jovem Anne Frank – cujo nome se tornou um ícone mundial da luta pelos direitos humanos – e ilustra a tragédia que assolou o mundo naqueles tristes anos, que marcaria sua vida e a de toda a humanidade. A sua primeira exibição foi no Auditório do Ibirapuera, em Junho e Julho de 2012, também por iniciativa do Instituto Vladimir Herzog para celebrar, à época, os 75 anos de nascimento do jornalista Vladimir Herzog. 

Assim como na primeira vez, a cantata na Cadetral Metropolitana será regida pelo maestro brasileiro Martinho Lutero Galati, que também dirige o Coro Cantosospeso de Milão, na Itália e leciona no Istituto di Musicologia di Milano. A execução estará a cargo do Coro Luther King, acrescido de um madrigal de solistas, orquestra sinfônica e live-electronics originais com gravações cedidas pelo compositor.


Conheça a cantata O Diário de Anne Frank


A obra, de autoria de Leopoldo Gamberini (1922 – Abril 2012) e de Otto Frank, pai de Anne, será apresentada em sua versão integral, com orquestra sinfônica, coral com 110 cantores, bailarina, solista e muitos recursos audiovisuais para retratar a história da menina que foi vitimada pelo holocausto da Segunda Guerra Mundial. Toda a peça será regida pelo maestro brasileiro Martinho Lutero Galati, que