Após nova coletiva com Fred Bussinger, em que ele abordou a possibilidade de construção de um anel hidroviário na cidade e os problemas da administração pública, na manhã de sábado, 31 de março, os estudantes seguiram para o terraço do Edifício Copan, onde realizaram um “picnic nas alturas”. A confraternização em um local emblemático da cidade marcou a etapa final do módulo Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter.
Os estudantes do módulo Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter tiveram a oportunidade de entrevistar novamente o primeiro conferencista do módulo, Fred Bussinger em aula bônus sobre Transporte e Mobilidade, ocorrida no último sábado, 31, na Redação Escola da OBORÉ. Bussinger foi Secretário Municipal de Transportes de São Paulo e Secretário Executivo do Ministério dos Transportes, além de Presidente da SPTRANS, CPTM e Diretor do METRÔ/SP. É membro dos Conselhos de Administração da CET, SPTRANS, CODESA (Porto de Vitória) e integra o Conselho de Administração da EMPLASA – Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano.
Bussinger explicou o plano para implementação de um anel hidroviário em São Paulo , a partir da ligação entre os rios Tietê e Pinheiros e as represas Billings e Taiaçupeba, feita por canais em um total de 25 a 30 km. “O governo pode exigir que o lixo, o entulho, a água de reuso e o lodo, que normalmente são levados por caminhões, sejam transportados por embarcações pelo rio. Isso faria com que menos”. Para ele, o hidroanel pode melhorar o trânsito, pois diminuiria o número de caminhões em circulação, disponibilizando mais espaço para o transporte público. Apesar das vantagens, o hidroanel ainda não tem projeto, orçamento e prazos definidos para sua implementação.
Segundo Bussinger, um dos entraves para o plano é a legislação ambiental, que impede as construções nas margens de rios. “Você precisaria construir portos e pontos de coleta para o lixo, mas não pode. Como ele vai se tornar navegável se não dá pra chegar lá?”, criticou. O engenheiro apontou as dificuldades no caminho entre conceber um projeto e realizá-lo, incluindo a burocracia e a falta de articulação entre os diferentes órgãos do poder público. Além disso, “tem um conflito seriíssimo entre planejamento e marketing. Você tem que pensar na integração das propostas com outros fatores da