01/06/2015

No Encontro de Seleção para o módulo sobre Conflitos Armados, Lorenzo Caraffi fala dos desafios do CICV no Brasil e no mundo


Começou no sábado, 30 de maio, o XIV Curso de Informação sobre Jornalismo em Situação de Conflito Armado e Outras Situações de Violência. Cerca de 70 estudantes participaram da palestra de abertura onde o chefe da Delegação do CICV para Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai, Lorenzo Caraffi, explicou a atuação da instituição no Brasil e no mundo e respondeu as perguntas dos estudantes.  

O Curso acontece de 30 de maio a 25 de julho de 2015, sempre aos sábados, em São Paulo. Seis encontros do módulo abordarão temas como direito aplicável aos conflitos armados, relação das forças armadas com a imprensa em missões de paz e a cobertura brasileira em situação de conflitos armados e outras situações de violência. Ao todo, serão selecionados 20 participantes, estudantes universitários de graduação que tenham interesse em conflitos armados e direito internacional humanitário.  A lista oficial dos estudantes aprovados será divulgada no próximo dia 8 de junho. 
  
Promovido pelo CICV, em parceria com a OBORÉ e a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), o curso reúne, desde 2001, juristas, militares, policiais e jornalistas para tratar sobre as normas internacionais aplicáveis em situações de conflito armado e outras situações de violência e sobre o trabalho da imprensa nestes contextos. Além disso, o curso apresenta o perfil da ação humanitária do CICV em mais de 80 países.
 
Os conferencistas deste ano serão o assessor jurídico do CICV, Gabriel Valladares; o coronel da reserva da Polícia Militar de São Paulo e assessor do CICV, André Vianna; a repórter especial do jornal Folha de São Paulo, Patrícia Campos Mello, e um oficial do Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx).
 
No mundo todo, o CICV promove cursos, seminários e palestras como forma de aumentar o conhecimento e o respeito às normas internacionais que regem a condução de hostilidades e apresentar o perfil neutro, imparcial e independente de sua ação humanitária em favor das vítimas dos conflitos armados e de outras situações de violência. No Brasil, onde a organização mantém presença permanente desde 1991, este trabalho é feito com membros das Forças Armadas, policiais, autoridades, acadêmicos e jornalistas, entre outros.
 
Programação
 
Palestras / Entrevistas Coletivas
Biblioteca Parque Villa - Lobos
Av. Queiroz Filho, 1205 – Alto de Pinheiros – São Paulo
 
20 de junho | 10h30
Introdução ao direito aplicável nos conflitos armados
Gabriel Valladares, assessor jurídico do CICV
 
04 de julho | 10h30
Normas internacionais aplicáveis à função policial no uso da força e de armas de fogo
André Vianna, coronel da reserva da Polícia Militar de São Paulo
 
04 de julho | 15h30
A relação com a imprensa em missões de paz
Amauri Silvestre, Chefe da Divisão de Relações com a Mídia do Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx)
 
11 de julho | 9h00
Cobertura da imprensa brasileira de conflitos armados e outras situações de violência
Patrícia Campos Mello, repórter do jornal Folha de São Paulo
  
25 de julho | 10h30
Encontro de avaliação e entrega de certificado
Representante do CICV
 
 
Mais informações:

-->