12/09/2016

Módulo sobre a cidade de São Paulo terá início neste sábado, 17, na Câmara Municipal

 

A Câmara Municipal de São Paulo recebeu mais de uma centena de estudantes de graduação na tarde do sábado, dia 13 de agosto. Eles participaram do encontro de confraternização e seleção do Projeto Repórter do Futuro e assistiram uma aula magna do analista político João Guilherme Vargas Netto sobre as origens sócio políticas de São Paulo que plasmaram as características atuais desta megacidade. 
 
Após as considerações iniciais do presidente da Escola do Parlamento, Christy Ganzer Pato, todos tiveram a oportunidade de conhecer e ouvir os coordenadores do módulo e os representantes das diversas equipes de comunicação que operam na casa legislativa municipal.
 
Sergio  Gomes e Ana Luisa  Zaniboni, diretores da OBORE, explicaram o método da sala de aula invertida e o modelo de conferência seguida por coletiva de imprensa, tradicionalmente aplicados em todos os módulos do projeto.
 
Gisele Machado, jornalista da equipe do CCI (Centro de Comunicação Institucional), apresentou a estrutura e as atividades das diversas áreas de comunicação na casa - Rádio, TV, Portal, Assessoria de Imprensa e Revista Apartes. Marcelo Ruiz discorreu  sobre o trabalho de imprensa realizado pelo Portal da Câmara e Rádio Câmara. Fernando Buzian, da equipe de assessoria de imprensa da Presidência, deu as boas vindas ao grupo e confirmou que diversos jornalistas da CMSP estarão envolvidos no acompanhamento dos estágios com os alunos cursistas. Maria Isabel Lopes Correa apresentou o acervo documental e audiovisual  do recém inaugurado Centro de Memória da Câmara Municipal de São Paulo e informou que os alunos selecionados terão a oportunidade de acompanhar o funcionamento destes departamentos de perto, ao longo das atividades. E todos, selecionados ou não, de explorar o recém inaugurado Centro de Memória, poderosa ferramenta de pesquisa para pautas sobre a cidade, suas histórias e personagens.   
 
Esta é a nona edição do módulo Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter, que pela quinta vez consecutiva vem sendo realizado em parceria pela OBORE e Escola do Parlamento da Câmara Municipal, com apoio do Sindicato dos Professores de São  Paulo (Sinpro-SP) e Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).  
 
No total, mais de 350 pessoas se inscreveram para concorrer a uma das 25 vagas. 
 
As atividades contam com transmissão ao vivo pelo sistema de acompanhamento on-line da CMSP. As sessões ficam arquivadas e podem ser consultadas por data, bastando acessar auditórios on-line no link:
 
http://www.camara.sp.gov.br/transparencia/auditorios-online/ 
 
 

Sobre o Repórter do Futuro

Trata-se de um projeto de formação iniciado pela OBORÉ, em 1994, com a proposta de complementar as atividades práticas laboratoriais de alunos matriculados nos cursos de Jornalismo com foco no estímulo à prática reflexiva e no exercício da reportagem. Ao longo de duas décadas de existência, desenvolveu e aperfeiçoou uma metodologia própria para conduzir pedagogicamente suas atividades através de Conferências de Imprensa seguidas de Entrevistas Coletivas.

Os alunos são acompanhados, de forma individual, na produção de seus textos e, ao final do módulo, desenvolvem uma produção jornalística - impressa, radiofônica, televisiva ou multimídia - a partir de uma reportagem de fôlego, com foc