23/06/2008

Módulo chega ao fim com avaliação positiva de alunos e coordenadores

No sábado (21), os estudantes de jornalismo que participaram do módulo Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter fizeram a avaliação final do curso junto com a coordenação pedagógica e receberam seus certificados. Neste módulo, 16 alunos tiveram direito a reembolsa, pois compareceram a todos os encontros, produziram todas as matérias indicadas e publicaram ao menos uma delas em veículo com editor responsável.

Para Rodrigo Savazoni, um dos coordenadores do módulo, a avaliação do curso é muito positiva, pois oferece atividades que as escolas de comunicação não oferecem. “Seja esse debate mais reflexivo sobre questões importantes para a sociedade brasileira, seja o exercício contínuo e permanente da reportagem. As escolas não oferecem isso. Durante o módulo fizemos a cobertura do 1º de maio, do Fórum Nossa São Paulo, teremos uma viagem em julho a Sud Menucci, a cidade digital. Na avaliação dos estudantes é por isso que o curso é fenomenal”, comentou durante o processo de avaliação e entrega dos certificados.

No balanço dos estudantes também consta o pedido de mais atividades in loco para conhecer as realidades debatidas durante as conferências de imprensa. Savazoni explica que a reivindicação já está nos planos para os próximos módulos, mas que ainda tem algumas coisas que precisam ser acertadas. “Precisamos ver a logística disso tudo, mas creio que para o segundo semestre tudo isso já estará equacionado e nós teremos um curso ainda melhor para oferecer aos estudantes”, disse.

Este módulo do Projeto Repórter do Futuro inaugurou uma nova etapa nos cursos promovidos pela OBORÉ. As já tradicionais conferências de imprensa seguidas de entrevistas coletivas ganharam mais força com as atividades laboratoriais que começaram a ser desenvolvidas no módulo Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter. A criação do site www.reporterdofuturo.com.br é um exemplo disso. No ar desde o dia 14 de maio, o endereço eletrônico é um espaço exclusivo para divulgar as informações do projeto e o material produzido pelos estudantes.

Sua inauguração começou com a cobertura multimídia do 1º Fórum Nossa São Paulo – Propostas para uma Cidade Justa e Sustentável, mas a idéia é que sua atualização não pare por aí. A partir de agora, toda a produção dos estudantes e a cobertura de algumas atividades realizadas durante os módulos estarão publicadas lá. Fotos, vídeos e áudios também estarão disponíveis.
<