MiniCom publica atual situação das rádios comunitárias paulistas
Uma nova relação com situação das rádios comunitárias de São Paulo foi publicada no dia 13 de janeiro, terça-feira. Na nova lista, as 22 rádios que foram autorizadas a funcionar - de acordo com a portaria publicada no dia 18 de dezembro no Diário Oficial da União - já aparecem com o novo status.
No fim do ano, o Ministério das Comunicações publicou no Diário Oficial da União a autorização do Governo Federal para o funcionamento de 22 rádios comunitárias. A portaria, "outorga a autorização das entidades a executar, pelo prazo de dez anos, serviço de radiodifusão comunitária". Isso significa que o Governo Federal deu seu aval para funcionamento das rádios, mas ainda é preciso, para a legalização definitiva e início das transmissões, passar pela aprovação do Congresso Nacional. O legislativo tem 90 dias para analisar o assunto. Se ultrapassar esse prazo, as rádios receberão uma outorga provisória e poderão entrar no ar.
Com a nova relação, o quadro fica da seguinte forma: 49 entidades permanecem na disputa pela regularização de suas rádios comunitárias, sendo que 22 delas já estão autorizadas (faltando apenas o parecer do Congresso Nacional); 69 estão arquivadas; e apenas uma, a rádio Heliópolis, já está em fase de licenciamento.
Confira a situação das emissoras e veja o significado do status da rádio neste documento do Ministério das Comunicações.
Situação dos processos de legalização das rádios comunitárias de São Paulo Atualização: 13 de janeiro de 2009
Fonte: Ministério das Comunicações
Entidade
Status
Nº do processo
Associação Brasileira de Qualificação e Ensino Pró-Rádio