01/12/2009

MinC seleciona projetos de extensão universitária na área da cultura

 

Por meio do Edital 2009 do Programa de Apoio à Cultura em Interface com a Extensão Universitária do Estado de São Paulo (ProExt SP) serão selecionados, até 7 de dezembro, projetos de extensão desenvolvidos em instituições públicas de ensino superior do estado de São Paulo que estimulem o desenvolvimento e a implementação de políticas públicas na área de cultura. 

As propostas deverão se enquadrar em um dos seis eixos temáticos: Economia da Cultura; Arte e critica literária; Diversidade cultural; Ambientes sócio-culturais; Cultura digital e tecnologia, e Arquitetura e designer. Os trabalhos aprovados serão financiados em até R$20 mil, sem limite de inscrições por docente nem por instituição.

Política incentiva a prática extensionista 

Um dos desafios assumidos em 2007 pelo Ministério da Cultura foi o de incentivar e apoiar o desenvolvimento de atividades culturais por meio da extensão universitária.  Com o apoio do Ministério da Educação e do Fórum de Pró-Reitores de Extensão (ForProex) e considerando a necessidade de maior capilaridade da iniciativa, nasceu o ProExt SP - uma estratégia de consolidação de uma política de incentivo à atividade extensionista nas instituições públicas de ensino superior no Estado.

Debate público sobre cultura e extensão  

Além do apoio a projetos através do Edital, o Programa promoverá um seminário estadual de cultura e extensão universitária com o objetivo de promover o debate público sobre a extensão universitária e sua interface com a produção de cultura. 

O evento pretende reunir as equipes responsáveis pelos projetos participantes do ProExt SP e também do ProExt Nacional ch