29/10/2012

Mensagem de Guilherme Alpendre, diretor executivo da Abraji, sobre o 34o Prêmio Vladimir Herzog*

Olá,

Quem foi ao Tuca na terça-feira assistiu a umas três ou quatro aulas de jornalismo durante a entrega do Prêmio Vladimir Herzog. E aulas emocionantes.

Foi a primeira edição do prêmio que contou com a Abraji na Comissão Organizadora. Na condição de estreante, coube a esta associação, na pessoa do vice-presidente José Roberto de Toledo, proferir o discurso de abertura – que tradicionalmente dá o tom político da cerimônia. A íntegra do discurso está disponível para download em pdf no site da Abraji, neste link: http://abraji.org.br/?id=90&id_noticia=2221


Nesta edição, um dos os jornalistas homenageados foi Alberto Dines, que fez outro discurso-aula, contundente, bem-humorado e emocionante: http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/jornalismo_a_missao_interminavel.

 O outro jornalista foi Lucio Flavio Pinto, que enfim pôde deixar o Pará para receber das mãos da ministra Maria do Rosário o seu troféu especial. O discurso foi igualmente impressionante, e está transcrito no blog Somos Todos Lucio Flavio: http://somostodoslucioflaviopinto.wordpress.com/2012/10/24/a-noite-da-homenagem-a-lucio-flavio-pinto-e-alberto-dines-na-entrega-do-premio-vladimir-herzog/

Ambos foram saudados por Audálio Dantas, o alagoano a quem, nas palavras de Juca Kfouri, mestre de cerimônias, “o Brasil deve muito”.

O último troféu da noite foi entregue a Míriam Leitão pela report