19/09/2008

Mais de 200 alunos se inscrevem para módulo sobre conflito armado

Duzentos e dezoito estudantes se inscreveram até às 14 horas desta sexta-feira (19) no VII Curso de Jornalismo em Situação de Conflito Armado, do Projeto Repórter do Futuro. O curso, realizado em parceria com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) e com a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), vai abordar as normas internacionais aplicáveis em situações de conflito armado e outras situações de violência, além de focar o trabalho da imprensa nestes contextos.

Serão 20 vagas oferecidas a estudantes de jornalismo e outras 10 destinadas a observadores que poderão ser de qualquer curso de graduação. Todos os candidatos inscritos devem comparecer amanhã (20) ao Encontro de Seleção que acontecerá das 9 horas ao meio-dia, na OBORÉ.
 
Este curso adota o critério da Reembolsa, ou seja, é gratuito para os alunos que realmente fazem e pago por aqueles que não fazem.
 
Os nomes dos alunos aprovados serão divulgados na noite do dia 23 de setembro. Os estudantes terão até o dia 25, quinta-feira, para confirmar sua matrícula. Fará parte da confirmação, o pagamento de cheque no valor de R$ 450,00 (Reembolsa), pós-datado para 8 de novembro – data da entrega dos certificados, avaliação e Reembolsas (veja critérios abaixo).

O curso abordará aspectos do Direito Internacional Humanitário úteis para o trabalho da imprensa, além de apresentar o perfil da ação humanitária do CICV em quase 80 países e  discutir questões éticas, técnicas e jurídicas ligadas ao trabalho do correspondente em missão perigosa.

Este módulo é uma realização da OBORÉ, Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) e Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). Com ainda com o apoio formal do Sindicato dos Professores do Estado de São Paulo (SINPRO-SP).

Critérios de Reembolsa:
1°) Comparecer pontualmente a todos os encontros (veja cronograma abaixo), no Centro de Imprensa/Redação Escola da OBORÉ, Rua Rego Freitas, 454 – Vila Buarque.

2°) Produzir textos sobre cada encontro, enviá-lo por e-mail a seus colegas de faculdade, com cópia para reporterdofuturo@obore.com, até às 18 horas da terça-feira seguinte.

3º) Após a leitura do coordenador do curso, publicar reportagem sobre o assunto em qualquer veículo jornalístico que tenha um editor responsável até o dia 7 de novembro.
 
Cronograma:

20 de setembro, 9h – 12h
Encontro de Confraternização e Se