A boa notícia foi publicada no Diário Oficial do Município desta terça, 16 de agosto. Trata-se do Decreto 46.211, de 15 de agosto de 2005, regulamentando o Programa Educom - Educomunicação pelas ondas do rádio, instituído na cidade de São Paulo pela Lei 13.941, de 28 de dezembro de 2004.
O Programa Educom.rádio, como é conhecido, foi desenvolvido de 2001 a 2004 nas 455 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) de São Paulo, capacitando mais de 11 mil pessoas, entre alunos, professores e membros da comunidade escolar. O Educom introduziu nas EMEFs, através do uso do rádio, atividades educomunicativas, que valorizam a participação da comunidade nas decisões da escola.
Projeto de lei (556/02) do então vereador Carlos Neder, hoje deputado estadual, o Programa Educom.rádio foi realizado pela Secretaria Municipal de Educação, através do Projeto Vida, em parceria com o Núcleo de Comunicação e Educação da ECA/USP. A proposta era combater a violência e favorecer a cultura de paz nas escolas.
O programa prevê o desenvolvimento de projetos destinados a capacitar crianças e adolescentes para o uso da linguagem radiofônica e também incentivar a radiodifusão de interesse público (rádio e televisão comunitárias). Visando ainda ampliar o acesso da população às tecnologias da informação e da comunicação, o Educom tem também por objetivo estimular a população a colaborar com o Poder Público na difusão de informações de interesse da Educação, Saúde, Esporte, Cultura e Meio Ambiente.
De acordo com o decreto, será constituído no prazo de 30 dias, a contar de sua publicação, o Comitê Gestor encarregado da implantação e implementação do Educom. Devem integrar o Comitê, com um representante, a Secretaria Municipal da Educação, da Saúde, da Cultura e de Esportes, Lazer e Recreação; instituições de ensino superior com experiência em docência e pesquisa na área de educomunicação; grêmios estudantis das escolas municipais; professores da Rede Pública Municipal de Ensino; Sindicato dos Jornalistas; Sindicato dos Radialistas; entidades voltadas ao desenvolvimento da prática da comunicação educativa. Cada representante contará com um suplente.
A equipe da OBORÉ participou do projeto Educom.rádio, desde o início, sendo responsável pelas palestras dos eixos Saúde e Políticas Públicas de Comunicação. Veja abaixo a íntegra do decreto.
Mais informações
DECRETO Nº 46.211, DE 15 DE AGOSTO DE 2005