30/06/2017

Laerte Coutinho e Jaime Prades abordam ilustração sindical em workshop no CEDEM - Unesp

No âmbito do Projeto Traços da Resistência, em andamento no Centro de Documentação e Memória (CEDEM), da Unesp, será oferecido o workshop Ilustração editorial em imprensa sindical, com exposição dos cartunistas Laerte Coutinho e Jaime Prades. O evento ocorrerá em 6 de julho de 2017, 5ª feira, das 14h30 às 17h30, no auditório do CEDEM.
 

Ilustração do cartunista Larte Coutinho pertencente ao Fundo OBORÈ Editorial
 
O workshop tem a finalidade de discutir as práticas de produção de ilustração editorial da imprensa sindical nas décadas de 1970 e 1980. Naquele período histórico a imprensa sindical desempenhou importante papel na luta contra a ditadura militar. A Oboré Editora realizou importante ação, colocando-se a serviço da classe trabalhadora, com a função de informar sobre a situação política e social do país.
 
Os temas abordados serão produção editorial, imprensa sindical, política, imprensa alternativa e comunicação. Os públicos-alvo a que se destina o evento são prioritariamente jornalistas, comunicadores, cartunistas, desenhistas, designers gráficos, estudantes e historiadores.
 
Sobre os expositores 
 
Laerte Coutinho - cartunista e desenhista reconhecida internacionalmente. Colaborou com importantes periódicos nacionais como Pasquim, Chiclete com Banana, Circo, tendo fundado a revista Balão. Junto com Sérgio Gomes, fundou a Oboré Editora. Escreveu textos de programas humorísticos e infantil para a TV aberta e, recentemente, atuou em curta-metragens e documentários premiados.
 
Jaime Prades - artista plástico e designer gráfico. Trabalhou por cinco anos na Oboré Editora. Inaugurou o ateliê do grupo Tupinãodá na Vila Madalena (SP), onde realizou projetos de intervenções urbanas e expõe suas obras, desde os anos 1990, em diversas exibições nacionais e internacionais.
 
Sobre o Projeto Traços da Resistência – Com o apoio do edital Rumos Itaú Cultural, o Traços da Resistência objetiva a preservação e o acesso a um conjunto de aproximadamente cinco mil ilustrações produzidas por cartunistas, colaboradores da Editora Oboré, no final dos anos 1970, durante toda as décadas de 1980, 1990 e início do ano 2000.
 
Este conjunto documental, produzido pelos artistas Laerte Coutinho, Glauco, Henfil, Chico Caruso, Fortuna, Jaime Leão, Gilbe