foto: Cláudio Omana
Só no Estado de São Paulo, os acidentes de trabalho causam cinco mil mortes por ano. É o que afirma o dr. Koshiro Otani, médico do trabalho e coordenador do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador da Secretaria de Saúde de São Paulo no programa Plantão Saúde do Trabalhador, que foi ao ar na terça (28/7), às 22 horas. Durante o mês de agosto, o programa será reprisado nos seguintes horários: terças,22h; quintas, 18 h; sextas, 14h30; madrugadas de sábado, 2 da manhã e domingos, às 10h.
Dr. Otani afirmou na entrevista que o Estado deve oferecer condições dignas de saúde à população trabalhadora: "são 200 trabalhadores morrendo a cada 15 dias. É um caso de saúde pública". O médico também destacou a importância do programa Plantão Saúde do Trabalhador: "É a primeira vez em toda a minha carreira que participo de um programa voltado para a saúde do trabalhador produzido pelos próprios trabalhadores. Parabenizo a CNTM por essa iniciativa que, certamente, vai contribuir muito com a luta pela melhoria das condições de trabalho".
Raio X
O Plantão Saúde do Trabalhador é o primeiro programa da televisão brasileira dedicado ao tema da saúde e segurança dos trabalhadores e às diversas questões que cercam o vasto mundo do trabalho. Com coordenação e produção da Agência Sindical e da OBORÉ, a iniciativa é patrocinada pela Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNTM - Força Sindical) e estará semanalmente no ar a serviço dos trabalhadores e trabalhadoras representados por todas as Centrais Sindicais do país.
O primeiro programa, que foi ao ar dia 28 de abril apresentado pelo jornalista Roberto de Souza, entrevistou o líder sindical Clementino Vieira, presidente da CNTM, e o sanitarista Zuher Handar, médico do trabalho e consultor da OIT (Organização Internacional do Trabalho), com atuação destacada junto aos metalúrgicos de Curitiba.
A data da estréia foi escolhida justamente para celebrar o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. Por iniciativa do movimento sindical canadense, o 28 de abril lembra o acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) consagra a data à reflexão sobre a segurança e saúde no trabalho desde 2003. No Brasil, a data é comemorada desde 2005.