Jornalistas especializados na cobertura de situações de conflito armado e violência interna participarão, nos dias 11, 12 e 13 de dezembro, em São Paulo, de um curso de informação que reunirá militares, juristas, jornalistas e trabalhadores humanitários brasileiros e estrangeiros interessados em conhecer a experiência humanitária do CICV - Comitê Internacional da Cruz Vermelha e debater sobre as normas internacionais aplicáveis tanto em situações de conflito armado quanto em outras situações de violência.
O curso é promovido pela ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo
e pela OBORÉ Projetos Especiais, com apoio do CICV e dos jornais Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo e O Globo, da Rádio CBN, do SBT e da TV Globo, que indicaram os jornalistas de suas redações com melhor perfil para participar do curso.
O programa dará ênfase às normas internacionais aplicáveis em situações de conflito armado internacional, conflito armado interno e em outras situações de violência. A intenção é mostrar à imprensa balizadores jurídicos úteis para a observação e a interpretação de fatos ocorridos nestas situações, baseando a análise jornalística dos fatos em indicadores de proporção, distinção e precaução no uso de meios e métodos de guerra, ou nas normas que regulam o trabalho policial. A proteção a que têm direito certas categorias de pessoas, nas situações de conflito armado, como os civis – entre eles os jornalistas – os combatentes rendidos, feridos ou capturados, além do pessoal médico, também estará entre os tópicos
abordados.
Em todo o mundo, o CICV promove ou apóia iniciativas que contribuam para aumentar o conhecimento e o respeito às normas do Direito Internacional Humanitário, além de fomentar a integração das normas internacionais aplicáveis ao uso da força e armas de fogo no trabalho policial de restauração e manutenção da ordem pública. No Brasil, onde a organização mantém presença permanente desde 1991, este trabalho já era realizado com estudantes de jornalismo, através de um curso anual, e através de contatos bilaterais com jornalistas que cobriam temas relacionados aos conflitos armados. Este é o primeiro curso para jornalistas apoiado pelo CICV no Brasil.
Os encontros acontecerão no espaço Aloysio Biondi / Centro de Imprensa da OBORÉ, na Rua Rego Freitas, 454, 8º andar, conjunto