Estão abertas as inscrições para o módulo Jornalismo em Situação de Conflito Armado, do Projeto Repórter do Futuro. No curso, realizado em parceria com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) e com a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), os estudantes de jornalismo vão aprender sobre as normas internacionais aplicáveis em situações de conflito armado e outras situações de violência, além de entender como é o trabalho da imprensa nestes contextos. As inscrições para este módulo vão até o dia 19 de setembro, às 14 horas.
Serão 20 vagas oferecidas a estudantes de jornalismo e outras 10 destinadas a observadores que poderão ser de qualquer curso de graduação. Todos os candidatos devem preencher a ficha de inscrição e participar do Encontro de Seleção que acontecerá no sábado, dia 20 de setembro, das 9 horas ao meio-dia, na OBORÉ. É importante lembrar que mesmo os interessados nas vagas de observadores deverão preencher a ficha de inscrição e comparecer ao encontro do dia 20 de setembro.
Assim como os demais módulos do Projeto Repórter do Futuro, este curso adota o critério da Reembolsa, ou seja, é gratuito para os alunos que fazem e pago por aqueles que não fazem. Os nomes dos alunos aprovados serão divulgados na noite do dia 23 de setembro. Os estudantes terão até o dia 25, quinta-feira, para confirmar sua matrícula. Fará parte da confirmação, o pagamento de cheque no valor de R$ 450,00 (Reembolsa), pós-datado para 8 de novembro – data da entrega dos certificados, avaliação e Reembolsas (veja critérios abaixo).
O curso abordará aspectos do Direito Internacional Humanitário úteis para o trabalho da imprensa, além de apresentar o perfil da ação humanitária do CICV em quase 80 países e discutir questões éticas, técnicas e jurídicas ligadas ao trabalho do correspondente em missão perigosa.
O VII Curso de Jornalismo em Situação de Conflito Armado é uma realização do CICV, da Abraji e da OBORÉ. Tem o co-patrocínio do Sindicato dos Professores de São Paulo - SINPRO/SP e da Federação dos Professores do EStado de São Paulo - FEPESP e apoio da ABI, TV USP, TV Mackenzie, do Canal Universitário e da Cátedra Unesco de Comunicação.
Critérios de Reemb