“A faculdade não existe para fazer jornais, mas para fazer jornalistas”, considerou o ex-Presidente da Intercom, Manuel Carlos Chaparro, na reunião entre professores representantes de faculdades de Jornalismo, OBORÉ e Instituto Vladimir Herzog na tarde de sexta, 17 agosto. Realizado no Centro Cultural da Intercom, o encontro teve como objetivo apresentar o Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão de 2012 para as escolas.
O troféu desafia estudantes e professores de Jornalismo a elaborarem juntos projetos de pauta sobre determinado tema ligado aos Direitos Humanos. Um júri composto por jornalistas avalia e escolhe as três melhores, que ganham o financiamento para produzir sua reportagem. Em 2012, o tema é “Comissões da Verdade no Brasil”. “A gente precisa que esse trabalho seja acompanhado por professores e que tenha a legitimidade dos professores e da escola. Para isso, eles precisam entender e apoiar o Prêmio, senão esse trabalho não tem sentido”, considerou Ana Luisa Gomes, curadora dos Prêmios Vladimir Herzog e Fernando Pacheco Jordão e diretora da OBORÉ, que coordenou o encontro.
Professores se reúnem com coordenadores do Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão.
Cinco professores estiveram presentes: Clara Corrêa (Faculdades Integradas Rio Branco), Vinicius Souza (UNI FIAM-FAAM-FMU), Marli dos Santos (Universidade Metodista de São Paulo) e Vanderlei Dias (Mackenzie). “Deixar o aluno criar uma pauta e apoiá-la é fantástico, porque os alunos se ressentem de ter uma boa ideia de pauta e não ter onde publicar”, elogiou Vinicius Souza. Os docentes se comprometeram a divulgar o Prêmio em suas escolas e incentivar seus alunos a participarem.
A reunião aconteceu em um local simbólico, o Centro Cultural da Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares em Comunicação), em São Paulo. A entidade foi representada por um de seus ex-Presidentes e atual membro do conselho, Manuel Carlos Chaparro, que reiterou a importância da iniciativa . “Na academia se pensa que os profissionais só sabem fazer, e nas redações, que os acadêmicos só sabem pensar. Essa distância entre o saber da prática e o saber da academia tem que ser eliminada, eles têm que se integrar”, defendeu o livre docente da ECA-USP. Chaparro sinalizou que a Intercom ultimamente está se preocupando cada vez mais com a qualidade do ensino.
O Professor Chaparro ensina: “A faculdade não existe para fazer jornais, mas para fazer jornalistas”
Edição 2012
Em 2012, o tema do Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão é “Comissões da Verdade no Brasil”, uma vez que esse ano foi implementada a Com