08/11/2012

Instituto Vladimir Herzog lança livro que reúne cerca de 300 cartazes políticos contra as ditaduras na América Latina

O projeto Resistir é Preciso..., desenvolvido pelo Instituto Vladimir Herzog, ganhou mais um filho com o lançamento do livro “Os cartazes desta história”, ocorrido nesta terça-feira, 06 de novembro, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional.

De autoria de Vladimir Sacchetta, Ricardo Carvalho e José Luiz Del Roio, a publicação reúne cerca de 300 cartazes políticos, documentos e fotografias, produzidos entre os anos de 1960 e o início da década de 1990, que registram a luta contra os regimes militares e as denúncias de violações aos direitos humanos nos vários países da América latina.

O ex-senador italiano José Luiz Del Roio explicou que, por conta da experiência dos autores com o tema, a organização deste material foi relativamente rápida, levando cerca de 6 meses de trabalho. Porém, chegar a um equilíbrio estético, social e político, que representasse todos os setores de oposição às ditaduras, foi o grande desafio no momento de selecionar o material. “Os cartazes eram muitos, tivemos que selecionar um pouco menos de 300 num universo de mais de três mil. Então foi complexa a seleção porque tinha que representar as diversas camadas da sociedade, como os movimentos operários, feministas, estudantil, clandestino, além do exílio, do cárcere, e também as diversas componentes políticas”, explicou Del Roio.

Os trabalhos que estão reunidos no livro pertencem aos arquivos do Instituto Astrogildo Pereira e do CEDEM – Centro de Documentação e Memória. Parte deles foi apresentada na “Exposição de Cartazes sobre a Anistia”, realizada, em julho, na Cinemateca Brasileira, em conjunto com a Mostra de Cinema “Memória e Transformação”. Segundo Ivo Herzog, diretor do Instituto Vladimir Herzog, a exposição voltará a ser exibida, provavelmente em dezembro, no Memorial da América Latina.

Ivo também afirmou que 600 unidades do livro “Os cartazes desta história” estão separadas para serem distribuídas gratuitamente em escolas e bibliotecas p&uacu