20/10/2003

Instituições de ensino superior lançam novo olhar sobre a Comunicação

Nas Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) brasileiras estão 18 emissoras de rádio, 11 de TV com sinal aberto e 12 canais de TV a cabo. No entanto, a integração entre esses instrumentos de comunicação era praticamente nula até o "1o Encontro Nacional de Rádios e TVs das Ifes" (1o RTV Ifes), que aconteceu de 8 a 10 de outubro. Com o desafio de promover maior interação entre as Ifes através de seus veículos de comunicação e proporcionar reais condições para o desenvolvimento de políticas integradas em benefício das comunidades acadêmicas e da sociedade em geral, o evento conseguiu reunir representantes de 21 estados do país.
 
Organizado pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e pelo Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior Mineiras (Fórum Ipes), o encontro aconteceu no Centro de Artes e Convenções da UFOP. Participaram os profissionais de comunicação das Ifes e outros representantes do setor, o reitor da UFOP, prof. Dirceu do Nascimento; a vice-reitora da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), profª Maria do Carmo Narciso Gonçalves, representando o Fórum Ipes; a reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e presidente da Andifes, profª Wrana Panizzi; o secretário de Ensino a Distância do MEC, João Carlos Teatini, representando o ministro Cristovam Buarque; o diretor de Outorga de serviços do Ministério das Comunicações, Carlos Alberto Freire Resende, representando o ministro Miro Teixeira; o chefe do Departamento de Telejornalismo da Radiobrás, José Roberto Garcez, representando o presidente Eugênio Bucci; e o chefe do Departamento de Programação da TV Cultura de São Paulo, Idarni Martinez.
 
Além do Encontro Nacional, no dia 8 de outubro, foi realizado o 1o Encontro Estadual de Assessorias de Comunicação das Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais. Na abertura, o prof. Dirceu do Nascimento falou da importância do setor de comunicação. "Devemos nos agregar para crescer. Nossa união através do Fórum foi fundamental para desenvolvermos projetos mais otimizados".
 
O primeiro debate realizado, "Conceitos e estratégias para a comunicação integrada em instituições públicas", contou com exposições iniciais da diretora de Divulgação e Comunicação Social da UFMG, Maria Céres Castro, e da Coordenadora de Jornalismo da Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Ufu), Ana Guaranys. Maria Céres chamou a atenção para a necessidade de uma construção imagética global da instituição, para que as diferentes dimensões universitárias sejam mostradas. Ressaltou, ainda, que a tarefa de produzir essa imagem não cabe apenas à Comunicação. "Essa responsabilidade é de todos os núcleos da instituição, uma vez que ela possui múltiplas comunidades de recepção e discurso, que precisam estar integradas".
 
Outro assunto bastante discutido no debate foi a característica de veículo de divulgação científica que muitos meios de comunicação das universidades adquirem pela natureza acadêmica da maioria dos conteúdos de que tratam. "Além da divulgação interna, é preciso levar a informação ao público leigo, sem a banalização, mas privilegiando o acesso de todos, buscando a linguagem adequada", lembrou Maria Céres.
 
Na abertura do Encontro Nacional, os convidados ou