Inscrições para o XIII Curso sobre Jornalismo em Situações de Conflito Armado encerram-se quarta
Estudantes universitários de todo o Brasil têm a oportunidade de participar do XIII Curso de Informação sobre Jornalismo em Situações de Conflito Armado e Outras Situações de Violência que será realizado de 2 de agosto a 27 de setembro de 2014, sempre aos sábados, em São Paulo.
De 16 de junho a 30 de julho, os interessados deverão preencher uma ficha de inscrição, disponível neste link, e estar presente no Encontro de Confraternização e Seleção, que será realizado a partir das 9h do dia 2 de agosto, no Auditório Vladimir Herzog do Sindicato dos Jornalistas.
No encontro, os candidatos assistirão a uma palestra sobre Direito Internacional Humanitário e o trabalho desenvolvido pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), ministrada por Felipe Donoso, chefe da delegação regional do CICV para Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. Além disso, os estudantes realizarão um teste de seleção que visa avaliar o perfil dos interessados e identificar quais poderão ter melhor aproveitamento do módulo.
Ao todo, serão selecionados 20 participantes, estudantes universitários de graduação que tenham interesse nessa área do jornalismo. Recém-formados também podem inscrever-se porém ficam sujeitos a disponibilidade de vagas de ouvinte - assistem as palestras e conferências de imprensa sem participar das dinâmicas do curso.
Promovido pelo CICV, em parceria com a OBORÉ Projetos Especiais, Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas Sociais (IPFD) e a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), o curso reúne, desde 2001, juristas, militares, policiais e jornalistas para tratar sobre as normas internacionais aplicáveis em situações de conflito armado e outras situações de violência e sobre o trabalho da imprensa nestes contextos. Além disso, o curso apresenta o perfil da ação humanitária do CICV em cerca de 80 países.
Os conferencistas deste ano serão o assessor jurídico do CICV, Gabriel Valladares; o coronel da reserva da Polícia Militar de São Paulo e assessor do CICV, André Vianna; o chefe do Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx), General Rêgo Barros; e o fotojornalista André Liohn, ganhador de prêmios internacionais com sua