Instituto Vladimir Herzog abre inscrições para o
9º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão
De 8 de maio a 19 de junho de 2017, estudantes de jornalismo de todo o país poderão inscrever propostas de pauta no
9º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão - uma iniciativa do Instituto Vladimir Herzog para estimular o processo jornalístico entre futuros profissionais. Autores das dez melhores pautas terão a oportunidade de contar com o apoio de grandes nomes do jornalismo brasileiro como mentores para a produção das suas matérias.
Nesta edição, os trabalhos deverão abordar como tema
““Sob a ponta do iceberg: revelando a violência contra as mulheres que ninguém vê”. Como o consentimento social é um dos fatores – talvez o principal – pelos quais a violência contra as mulheres continua a atingir números alarmantes no Brasil, a intenção é reconhecer exemplos de como colaborar com a mudança de comportamento da sociedade em relação ao tema, ajudar as pessoas a agirem mais e a reduzirem distância entre o que se pensa e o que se faz. As propostas deverão mostrar as evidências desse problema nas regiões onde os candidatos estudam e também exemplos práticos de como colaborar com a mudança de comportamento da sociedade em relação ao tema.
As inscrições serão aceitas no site
www.jovemjornalista.org.br e o processo permite inscrição individual ou em equipes de até três estudantes por pauta. Todas as propostas de pauta deverão contar, obrigatoriamente, com a participação de um professor-orientador vinculado à instituição de ensino dos participantes e uma indicação para qual tipo de mídia a matéria será desenvolvida: jornal, revista, rádio, televisão ou multimídia.
Esta nona edição do Prêmio Jovem Jornalista conta com a parceria estratégica do Instituto Avon, da Abraji – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, da Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação e da OBORÉ e apoio institucional da Periferia em Movimento e Jornalistas&Cia.
Seleção
O processo seletivo será realizado em duas etapas. Na primeira será observada a compatibilidade dos trabalhos aos temas estabelecidos no regulamento com avaliação qualitativa das propostas. Na segunda, a Comissão Julgadora escolherá dez propostas de pauta a partir dos critérios de relevância, criatividade e execução.
As pautas selecionadas serão anunciadas em 20 de julho deste ano.
Desenvolvimento da pauta
As equipes selecionadas deverão produzir a matéria proposta na pauta entre os meses de julho e outubro de 2017, sob a orientação do professor e de um jornalista mentor indicado pelo Instituto Vladimir Herzog. A matéria final deverá ser entregue até o dia
16 de outubro.
A diplomação será no dia
31 de outubro de 2017, em São Paulo, durante a Roda de Conversa com os vencedores do
38º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos.
Calendário