O curso de especialização lato sensu Gestão da Comunicação: Políticas, Educação e Cultura, da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), está com inscrições abertas para o segundo semestre de 2009. Sua estrutura em módulos totaliza um ano e meio de atividades. As aulas terão início em agosto e serão realizadas às sextas-feiras e aos sábados (6ª feira, das 19h às 23h e aos sábados, das 9h às 18h).
Criado há 16 anos e ministrado por professores com larga experiência em pós-graduação na USP, o curso forma especialistas em Gestão da Comunicação: Políticas, Educação e Cultura para atuar em ambientes como o empresarial, cultural e educacional e é aberto a profissionais que tenham formação superior em qualquer campo do saber. O ponto de aproximação entre essas formações múltiplas está em estudar a comunicação em sua relação com a cultura, com a educação, com as novas tecnologias e com áreas emergentes como o terceiro setor e a responsabilidade social.
Segundo a profa. dra. Maria Cristina Castilho Costa, coordenadora do curso, em uma época em que a comunicação envolve a sociedade de uma forma diversificada e abrangente, é de fundamental importância compreender a profunda diversidade teórica e metodológica que faz da comunicação a mais importante atividade de nosso tempo. "Nosso curso recebe profissionais de diversos segmentos da sociedade, o que evidencia a crescente importância que a sociedade começa a dar às questões relativas à comunicação", assinala.
Comunicação integrada
O curso de especialização em Gestão da Comunicação: Políticas, Educação e Cultura preocupa-se em estudar os diversos processos da comunicação humana em organizações da sociedade civil, sejam elas empresas públicas, privadas, pequenas e médias empresas, instituições e organizações do terceiro setor.
O profissional, trabalhando dentro de cada uma dessas entidades, será formado para atuar de forma integrada. Ou seja, de forma plural e flexível nas diversas áreas da comunicação: jornalismo, propaganda, marketing e relações públicas. Dessa forma, não se dedica a estudar estratégias voltadas para um setor específico.
O objetivo do curso é dar condições para que o gestor de comunicação consiga articular as diversas mídias e as diferentes linguagens da comunicação, da interpessoal àquela trazida pela sofisticação da tecnologia, mobilizando-as em função dos objetivos de uma empresa, de uma instituição, de uma