25/11/2010

IEA/USP e Núcleo de Ensino e Pesquisa do Grupo MAIS promovem ciclo sobre idosos do Brasil

O Núcleo de Ensino e Pesquisa do Grupo MAIS firmou parceria com o Instituto de Estudos Avançados da USP para abordar o tema do envelhecimento da população brasileira. 

Partindo das publicações do IPEA (Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas) que prospectam um incremento considerável de idosos na população brasileira nas próximas décadas e da premissa da mudança do modelo de assistência em saúde para um modelo de atenção à saúde, foi construída uma agenda temática a ser desenvolvida nos próximos 12 meses, sob a forma de um ciclo de debates denominado Idosos do Brasil: estado da arte e desafios. 

Os objetivos do ciclo são organizar uma agenda dedicada aos idosos, estudar um modelo para sua atenção integral e identificar ações que contribuam com as diretrizes da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, aprovada pela  portaria 2.528/06 do Ministério da Saúde. Além dos médicos e representantes do Grupo MAIS Dr. David Braga Jr., Dr. Ricardo Tavares, Dra. Dalva Matsumoto, Dra. Angélica Yamagushi e Dr. Pedro Vilaça, profissionais oriundos de diversas instâncias do poder público estão contribuindo para a construção de um painel situacional e propositivo em termos de políticas públicas voltados para esta significante parcela da população. 

Demografia e Referência Legal" foi o tema da primeira mesa-redonda que aconteceu na segunda-feira, 18 de outubro, às 14h30, na abertura do ciclo "Idosos do Brasil: Estado da Arte e Desafios".  Neste dia, representantes dos serviços públicos de saúde, docentes, pesquisadores, técnicos, estudantes e referências das áreas envolvidas neste assunto reuniram-se no auditório do IEA/USP para debater o primeiro assunto desta extensa pauta com Salete Maccalóz, desembargadora federal do Tribunal Regional Federal da 2ª Região e professora da UFRJ e da Uerj, com experiência na área de direito privado, e Marília Louvison, mestre em saúde pública e médica da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, com experiência em saúde coletiva, com ênfase em gestão, planejamento e epidemiologia de serviços de saúde e em regulação, controle, avaliação e auditoria. 

A coordenação do ciclo e das mesas ficou a cargo do médico David Braga Jr., do Centro de Estudos e Pesquisa do Projeto MAIS (Modelo de Atenção Integral à Saúde)  — instituição apoiadora do ciclo, em conjunto com a OBORÉ. 

Como tudo começou

Tendo como base a sua visão estratégica e sua vocação em ser contraponto ao modelo hegemônico, o Grupo de Ensino e Pesquisa do Grupo MAIS iniciou, há alguns meses, uma parceria com o Instituto de Estudo