O Hospital Premier / MAIS inaugurou, na manhã do dia 29 de novembro, mais um novo espaço em suas instalações para uso de seus pacientes, funcionários, parceiros e aberto à comunidade: o “Espaço de Convívio, Formação, Cultura e Artes “Vila Cordeiro / Bairro Amigo do Idoso / Organização Mundial da Saúde”. A cerimônia contou com a presença de cerca de 80 pessoas ligadas à direção do hospital e do Grupo MAIS, parceiros, funcionários e colaboradores, além de professores, pesquisadores, gestores da saúde e lideranças políticas e sociais locais.
Na foto, momento em que Samir Salman, diretor superintendente do Hospital Premier / Grupo MAIS, descerra a placa do novo Espaço, auxiliado por sua mãe, D. Soraya, e D. Adelaide Gomes Bidarra, mãe do jornalista Sergio Gomes.
Vila Cordeiro, mais um bairro amigo do idoso
Instalado no coração da Vila Cordeiro, zona sul de SP, o Hospital Premier abriga doentes crônicos em cuidados paliativos e tem como princípio incentivar a convivência dos pacientes com suas famílias e com pessoas não ligadas ao corpo clínico do hospital. Mesmo com uma das mais altas concentrações de idosos em São Paulo, o bairro apresenta calçadas intransitáveis, travessias sem sinalização, transporte inadequado além de não contar com espaços de uso público que propiciem o convívio. Com a inauguração deste espaço de convívio, o Hospital passa a oferecer alternativas de lazer aos moradores do entorno que, ao frequentar os ambientes públicos do hospital, terão também possibilidade de interagir com os pacientes e seus familiares.
Elaborado e desenvolvido pela equipe da Teúba Arquitetura e Urbanismo e coordenado pela arquiteta Rita Vaz, o projeto concebeu um auditório com 50 lugares dotado de modernos recursos para projeção e gravação, e abrigará uma sala multiuso para palestras, debates e outras iniciativas culturais como cinema e canto coral. Os corredores do hospital foram pensados como galerias de arte para montagens de exposições como “D. Quixote por Portinari e Carlos Drummond de Andrade” hoje instalada no 2º pavimento, e as ilustrações das primeiras edições dos livros infantis de Monteiro Lobato, de autoria de André Le Blanc, no 3º andar.
Em fase de construção, as coberturas estão sendo transformadas em solários e funcionarão como deck com espreguiçadeiras especiais, tanque com peixes, jardins, mesas para jogos ao ar livre e concha acústica para espetáculos musicais. Também está em projeto uma cozinha industrial que cumprirá dupla função: preparar as refeições de pacientes e