25/05/2009

Hoje tem SESSÃO AVERROES com o longa japonês ‘Depois da vida’

A Cinemateca Brasileira, em parceria com o Hospital Premier/Grupo MAIS e OBORÉ, exibe na SESSÃO AVERROES de hoje,  25, o longa japonês “Depois da vida” (Kirokazu Kore-Eda, 1998). 

A projeção será seguida de Mesa de Reflexão com a presença de Marcelino Freire, escritor pernambucano, e Adélia Prado, escritora e poetisa mineira (ainda a confirmar).  A mediação será de Maria Goretti Maciel, médica, diretora do Instituto Paliar, diretora técnica do Hospital Premier, diretora do Serviço de Cuidados Paliativos do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo (HSPE/SP) e coordenadora científica da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP). 

O título da sessão alude ao filósofo, jurista e médico  Averroes (1126-1198), nascido em Córdoba, hoje território da Espanha, à época uma das mais cultas metrópoles muçulmanas e considerado um dos pais da Medicina. 

Destinadas sobretudo a profissionais e estudantes da área de medicina e saúde, as SESSÕES AVERROES acontecem, mensalmente, sempre às 19h00 da última segunda-feira de cada mês, seguidas de debate com críticos de cinema, profissionais da saúde e jornalistas. São co-realizadores a Faculdade de Medicina de Itajubá (MG), o Instituto Paliar e a Academia Nacional de Cuidados Paliativos. 

As sessões são sempre precedidas de visita monitorada, às 17 horas, pelas diversas salas de projeção, foyer, alas administrativas, biblioteca e área técnica de restauro. Às 18h30,  lanche de confraternização 


SOBRE O FILME


Depois da vida (Wandâfuru raifu), de Hirokazu Kore-Eda.
Japão, 1998, 35mm, cor, 118’. Legendas em português. Exibição em DVD. 

Numa espécie de purgatório, os recém-falecidos são auxiliados por guias espirituais na tarefa de selecionar um único momento de suas vidas para ser recriado em filme. Esta será a única memória de suas vidas que poderão levar para o além.
 
MESA DE REFLEXÃO

Convidados:

Marcelino Freire
  - Escritor, contista e editor pernambucano. Vive em São Paulo desde 1991 e é autor dos livros Angu de Sangue (2000), BaléRalé (2003), Contos Negreiros (Prêmio Jabuti 2006) e RASIF - Mar que Arrebenta (2008). Foi o organizador da antologia "Os Cem Menores Contos do Século” (2004), reunindo 100 autores em microcontos inéditos de até 50 letras. Criador  de vários eventos literários, como a Balada Literária - que desde 1996 reúne dezenas de escritores nacionais e internacionais pela Vila Madalena. Mantém o blog eraO