A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) foi agraciada com o Prêmio Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação, edição 2010, promovido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). A Fundaj venceu na categoria "Instituição Paradigmática". Foram premiados também a pesquisadora Lúcia Santaella (PUC-SP), na categoria Maturidade Acadêmica; o jornalista e pesquisador Rogério Christofoletti (UFSC), na categoria Liderança Emergente; e o Grupo de Bauru (Unesp-SP) na categoria Grupo Inovador.
A cerimônia de premiação aconteceu em 5 de setembro, no município gaúcho de Caxias do Sul. Na ocasião, a Fundação Joaquim Nabuco foi representada pelo seu Assessor de Comunicação, o jornalista e escritor Marcelo Mário de Melo.
A solenidade de entrega dos prêmios fez parte das atividades do XXXIII Congresso Nacional da Intercom que este ano foi sediado na Universidade de Caxias do Sul e que reuniu mais de 3 mil pessoas, entre estudantes de jornalismo, professores, profissionais e pesquisadores.
O Prêmio Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação destina-se a reconhecer a qualidade do trabalho acadêmico realizado nas universidades ou nos centros/institutos de pesquisa, valorizando a atuação individual, grupal ou coletiva. Sua finalidade é identificar anualmente quais as pessoas, equipes ou instituições que apresentaram contribuições relevantes para o campo das ciências da comunicação, de modo a construir/consolidar a identidade da nossa comunidade acadêmica. Seu público alvo é formado por pesquisadores, professores, estudantes e demais interessados no trabalho acadêmico e nos rumos da pesquisa na área da Comunicação Social.
Foi instituído pela assembléia comemorativa dos 20 anos de fundação da INTERCOM, realizada em Santos (SP), em 1997. Sua finalidade é reconhecer a qualidade do trabalho acadêmico realizado nas universidades ou nos centros de pesquisa, valorizando a atuação individual, grupal e coletiva. Sua meta é sinalizar anualmente para as novas gerações quais as pessoas ou instituições que oferecem contribuições relevantes ao campo das ciências da comunicação.
A intenção do Prêmio é também a de homenagear o pioneiro da pesquisa científica sobre os fenômenos comunicacionais na universidade brasileira, o Professor Luiz Beltrão. Ele foi o fundador do primeiro centro acadêmico nacional de estudos midiáticos, o Instituto de Ciências da Informação da Universidade Católica de Pernambuco (1963), editor da primeira revista brasileira de ciências da comunicação (Comunicações & Problemas, 1965) e ainda o primeiro Doutor em Ciências da Comunicação do Brasil (Universidade de Brasília, 1967).