03/09/2008

Estudantes participam de seleção para curso sobre a Constituição

Nesta quarta-feira (3), no auditório do Teatro Next, aconteceu o Encontro de Seleção dos estudantes que pretendem participar do módulo "A História do Direito Contemporâneo: 20 anos da Constituição Cidadã", do Projeto Direito e Justiça. Dos 80 alunos de direito e jornalismo inscritos, 41 compareceram ao encontro. Desses, 39 fizeram o teste que vai ajudar a escolher os 20 participantes do módulo e os 10 observadores.

A divulgação dos selecionados para o curso será feita na próxima quarta-feira (10) no site da OBORÉ

A exemplo do Repórter do Futuro, o Projeto Direito e Justiça também adota o critério de Reembolsa, ou seja, o curso é gratuito para os alunos que fazem e pago por aqueles que não fazem. Dessa forma, os estudantes aprovados deverão confirmar sua matrícula até o dia 12 (sexta-feira) com a entrega de um cheque caução (Reembolsa) no valor de R$ 450,00. Se, ao final do curso, os dois requisitos (veja abaixo) tiverem sido cumpridos, o cheque será devolvido. O curso acontecerá durante os meses de setembro e outubro, sempre das 13h30 às 17h30, na Redação-escola da OBORÉ.

No encontro desta quarta, os estudantes foram brindados com uma breve aula sobre a importância da Constituição Brasileira. Com um jeito descontraído e bastante animado, o professor doutor Luiz Alberto David Araújo ressaltou a necessidade de se conhecer o texto e o contexto da Constituição de 1988. “Tem um monte de coisa que a gente e não sabe por que. Por isso, estou aqui para dar uma introdução para vocês sobre o contexto da nossa Constituição e o que a levou a ser tão prolixa”, brinca o docente. “Estávamos inseguros naquela época. Estávamos saindo do regime militar. Por isso a necessidade de deixar tudo muito claro. Por isso tantas repetições. A preocupação do Constituinte era deixar tudo muito claro, para não haver dúvidas e era uma preocupação muito válida”, explica.

Luiz Alberto David Araújo apresentou uma Constituição leve, divertida, e que, acima de tudo, deve ser entendida e conhecida por todos para a conquista real da democracia. “Minha idéia era começar mostrando para vocês que a Constituição é um texto essencial para o conhecimento de vocês. Ela é uma colcha de retalhos. Cada um escreveu um pouco e depois tudo se juntou. Talvez seja assim mesmo que se construa a democracia”, conclui.  

O Direito e Justiça consiste em cursos de complementação "para quem não quer ser mero operador do Direito e propicia contato, diálogo e debates com renomados juristas, professores e estadistas brasileiros", informa Alvaro Azevedo, um dos coordenadores do curso.

Coordenado por