12/05/2006

Estudantes descrevem a aula inaugural do Projeto Repórter do Futuro.

Sempre é possível escrever melhor. A avaliação é do professor Manoel Carlos Chaparro, um dos coordenadores do Projeto Repórter do Futuro, ao inaugurar o módulo Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter no último dia 6 de maio.

O exercício semanal da redação, um dos critérios da Reembolsa, é elemento relevante na “descoberta do repórter” a que os participantes do projeto se propõem. Os estudantes Mariana de Castro Morais, Ana Carolina Moreno e Diego Junqueira produziram seus primeiros textos sobre essa experiência. Acompanhe a íntegra desse material. 

                                 "O futuro é agora.

Por Ana Carolina Moreno

´ É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença´.

No primeiro encontro da nova turma de repórteres do futuro da Oboré, quem deu o tom dos trabalhos foi André Azevedo de Fonseca, que motivou os vinte participantes com sua experiência como estudante de jornalismo em Uberaba. Lá, ávido por contar histórias, esboçou seu destino, mergulhando nas esquinas, nos livros, nos mitos, no passado, no presente e no futuro, produziu uma série de reportagens sobre a cidade mineira para o jornal-laboratório da faculdade.

Depois de se tornar, ele próprio, um repórter do futuro, inspirou-se nas palavras de incentivo dos coordenadores do projeto da ONG e decidiu publicar um livro com as reportagens que havia produzido. Seus esforços em conseguir o apoio da faculdade para o seu plano foram incansáveis e admirados pelos presentes, que, em silêncio, absorviam todos os detalhes da história e, finalmente, com "Cotidianos culturais e outras histórias", o produto final da jornada de André nas mãos, vislumbravam seu sonho à sua frente, agora um passo mais próximo.

Curiosamente, André foi o único que não viu isso acontecer. Ele estava longe do décimo andar do número 454 da rua Rego Freitas, a muitos quilômetros da Vila Buarque, no centro de São Paulo. A história acima, que ele enviou por e-mail, foi lida pelos jovens estudantes ou recém-formados em jornalismo, e transformou-se não só em exemplo de um jornalista, mas também em um modelo de história real e que emociona, o tipo de história que os repórteres sempre procuram.

´É plena a liberdade de associação para fins lícitos, vedada a de caráter paramilitar.´

O Projeto Repórter do Futuro existe desde 1994, batizado então como Projeto Repórter 2000, e, anualmente, seleciona 20 estudantes de jornalismo, ou recém-formados, para participar dos encontros semanais do curso, onde os jovens assistem a palestras e tomam parte em entrevistas coletivas com especialistas convidados. Em 2006, o módulo tem como tema "Descobrir São Paulo, descobrir-se repórter", e as reuniões tratarão dos assuntos eleitos por estudantes de jornalismo de diversas faculdades: exclusão social, transportes, segurança e saúde pública. As autoridades convidadas para a edição atual do projeto, que teve início em 6 de maio e ocorrerá todos os sábados, até 17 de junho, são Ricardo Amorim, Frederico Bussinger, Elci Pimenta, Tenente Arruda, Adib Jatene e Caco Barcellos.

Além dos encontros semanais, cada participantes deverá escrever um texto sobre a reunião anterior e, até 30 de junho, ter um de seus texto