Explicando a metodologia do curso, baseada no conceito de sala de aula invertida na qual o estudante se prepara antes da entrevista, o coordenador geral do Projeto Repórter do Futuro Sergio Gomes ressaltou a importância de exercitar o olhar jornalístico. “Aconteceu alguma coisa na cidade? Então vocês precisam estar ligados e registrar, bater uma foto,divulgar”, disse.
O diretor executivo da Escola do Parlamento, Humberto Dantas, também esteve presente nesta primeira aula. O sociólogo reforçou aos novos repórteres que é preciso ter respeito mútuo com os demais profissionais da área. “Criem boas redes, isso é bom para a profissão”. Ele apontou que o jornalismo é uma profissão onde as pessoas ainda precisam se entender e que agora é um bom momento para investir nas relações interpessoais, empreender.
No próximo encontro (13), o tema será Habitação e os estudantes irão entrevistar Ciro Pirondi, arquiteto e diretor da Escola da Cidade.
Assista a aula inaugural aqui
Sobre esta edição
A 10a. edição do curso Descobrir São Paulo - Descobrir-se Repórter é uma realização conjunta da Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo e a OBORÉ Projetos Especiais e conta com apoio institucional da Abraji, do Sindicato dos Professores de SP (Sinpro-SP), Sindicato dos Jornalistas de SP e Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas