20/07/2018

Equipe da OBORÉ avalia desempenho da Redação-Laboratório do PRF no 13º Congresso da Abraji

A  coordenação do Projeto Repórter do Futuro (PRF) promoveu na tarde desta terça-feira, 17, um encontro de trabalho para discutir a cobertura do 13° Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji realizado de 28 a 30 de junho, na Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo.
 
A avaliação do percurso - desde o planejamento, seleção e preparação dos repórteres até a avaliação do produto final - faz parte do processo de aperfeiçoamento da Redação-Laboratório. É nesse momento que  erros e acertos são apontados pelos participantes visando aperfeiçoamento da atividade realizada há nove anos consecutivos por estudantes, recém formados e profissionais experientes do jornalismo - todos participantes dos cursos de complementação universitária promovidos pela OBORÉ desde 1994. 

A equipe avaliou o desempenho da própria coordenação, dos jovens repórteres  e editores. Entendeu que a característica de formação deve ser cada vez mais ressaltada no preparo e momento da cobertura. Nesse sentido, a Redação Laboratório, que também se desenvolve como um módulo do PRF, deve manter a metodologia testada de preparar jovens repórteres na cobertura dos principais temas de interesse da sociedade. Noções de pauta, checagem de dados, destreza no preparo do texto, domínio mais apurado da escrita, fortalecimento do   trabalho em equipe e noção mais clara de funções que se complementam na redação são alguns dos pontos a serem estimulados no preparo dos estudantes que participarão da próxima cobertura, ano que vem. 
 
Além do caráter formativo da redação-laboratório, a equipe também destacou que o ambiente semelhante às redações dos veículos de comunicação e a experiência com prazos para entrega do texto são situações que auxiliam o jovem repórter a compreender, na prática, o funcionamento e dinâmica da profissão. 
 
A participação ativa e solidária da direção da Abraji, especialmente na figura de Cristina Zahar, secretária-executiva da entidade, foi destacada como ponto positivo da experiência desse ano. Desde 2011 atuando como parceira nas  cobertura dos sucessivos congressos, o  Projeto Repórter do Futuro recebeu, pela primeira vez, um espaço de convívio no evento, junto a outras instituições patrocinadoras e apoiadoras. 
 
Participaram da reunião de avaliação os jornalistas  e diretores da OBORÉ Ana Luisa Zaniboni Gomes e Sergio Gomes; a secretária-executiva do PRF Cristina Cavalcanti; o jornalista Pedro Ortiz, coordenador-geral da Redação-Laboratório, e Ronald Sclavi, jornalista, professor e editor-executivo da cobertura. 
 
Nesta edição, cerca de 50 pessoas - entre estudantes e recém formados - participaram dos três dias de congresso atuando com produções em texto, vídeo e nas redes sociais da Abraji, supervisionados por jornalistas profissionais que integram a coordenação do PRF.

Conheça a equipe que atuou na  Redação Laboratório