Nesta segunda-feira, dia 27 de outubro, duas premiações especiais acontecerão no Teatro da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, o TUCA: a entrega do 30º Prêmio Vladimir Herzog de Direitos Humanos e do Troféu Especial de Imprensa ONU/60 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos/Prêmios Vladimir Herzog. As cerimônias acontecem a partir das 19 horas, no auditório do teatro.
O Troféu Especial será entregue a cinco jornalistas que foram escolhidos entre os ganhadores das 29 edições do Vladimir Herzog. Seus nomes – Caco Barcellos, Henfil (in memoriam), José Hamilton Ribeiro, Ricardo Kotscho e Zuenir Ventura – foram divulgados no dia 7 de outubro, numa pequena cerimônia realizada no Sindicato dos Jornalistas de São Paulo. Na ocasião, Ivan de Souza receberá a homenagem (in memoriam) pelo pai, o cartunista Henfil.
O prêmio é uma iniciativa do Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC-Rio) e da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH). Do total de 553 jornalistas que já ganharam o Prêmio Vladimir Herzog, 437 foram localizados e 326 votaram em até cinco jornalistas de sua livre escolha. No resultado da votação, 365 comunicadores receberam pelo menos um voto.
Para Giancarlo Summa, diretor do UNIC-RIO, o Troféu Especial – criado especialmente para a ocasião pelo artista plástico Elifas Andreato – é uma forma de reconhecer o trabalho que esses jornalistas tiveram em lançar na pauta a agenda dos direitos humanos no Brasil.
No Dia dos Direitos Humanos – comemorado mundialmente em 10 de dezembro – será lançada uma página na internet onde estarão reunidas, pela primeira vez, todas as matérias – textos de jornais e revistas, fotografias, reportagens de rádio e televisão – que receberam o Prêmio Vladimir Herzog ao longo de três décadas.
Parte das atividades comemorativas do 60º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos e dos 30 anos do Prêmio Vladimir Herzog, o Troféu Especial de Imprensa ONU conta com o apoio de mais de uma dezena de entidades e personalidades coordenadas pela OBORÉ Projetos Especiais em Comunicações e Artes. São elas: Comissão Organizadora do 30º Prêmio Vladimir Herzog [formada pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de S. Paulo, Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de S. Paulo, OAB/SP, Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), Ouvidoria das Polícias de S. Paulo, Fórum dos ex-Presos e Perseguidos Políticos, Família Herzog], Fundação Padre Anchieta, Nc