Uma equipe especializada está saindo em campo para determinar com precisão as coordenadas geográficas das associações candidatas a abrir rádios comunitárias em São Paulo.
As coordenadas geográficas são a posição exata de um edifício no mapa. Antigamente, elas eram determinadas por um engenheiro ou um topógrafo, com o uso de um teodolito. Era um processo demorado e complicado. Agora, essa medição é feita com um aparelhinho que indica a posição no mapa baseado em informações por satélite, o GPS (veja a foto acima). Ainda é um processo meio complicado, que exige pessoal preparado. Mas não é tão demorado como antes.
O problema, para as novas rádios comunitárias na cidade de São Paulo, é executar a medição logo, para bater com o prazo de 5 de março exigido pelo Aviso de Licitação do Ministério das Comunicações. E fazê-la com custo baixo, e muito cuidado -- um erro na medição pode desclassificar o pedido da emissora.
O escritório paulista da
AMARC, na
OBORÉ, reuniu nesta quarta, dia 14, um time de estagiários para fazer as medições de GPS. Os estagiários, todos voluntários, receberam orientação sobre a operação do equipamento de GPS e depois sairam a campo para treinamento. Depois de treinados, eles vão determinar as coordenadas das associações que fizeram um pedido de determinação de coordenadas. A medição das coordenadas por GPS está sendo feita gratuitamente.
Atenção: ainda há tempo de determinar suas coordenadas geográficas
Se a sua associação está preparando a documentação para atender ao Aviso de Licitação 03/2006 do MiniCom e precisa saber a latitude e longitude, nós podemos ajudar. Ligue para
3214-3766 e fale com a Cristina no
ramal 214. Ela fará todas as perguntas necessárias sobre como marcar uma visita dos engenheiros estagiários do GPS. Mas ligue logo, que o tempo está passando rápido.
Os aparelhos de GPS foram obtidos através de convênios que o escrório paulista da
-->