Com a inclusão do Maranhão, Amazonas e da Paraíba, 17 estados brasileiros passam a participar do projeto da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) para fortalecimento das Ouvidorias de Polícia.
Trata-se da campanha “Conte para a ouvidoria, nós contamos com você” – uma iniciativa da SEDH, com financiamento da União Européia, no âmbito do Programa Institucional de Apoio a Ouvidorias de Polícia e Policiamento Comunitário.
Nesse contexto, a idéia é ampliar e implementar ações de comunicação que busquem apoiar, divulgar e popularizar a existência e o trabalho das Ouvidorias de Polícia junto à população, especialmente através do rádio.
Para isso, é preciso entender os veículos de comunicação como agentes incentivadores do controle social, pois são eles os responsáveis pela disseminação da informação para que a sociedade seja estimulada e até capacitada a desempenhar seu papel cidadão. E é neste contexto que os encontros que acontecerão no Amazonas, no Maranhão e na Paraíba (veja o cronograma abaixo) pretendem trabalhar as ações de divulgação do papel das Ouvidorias de Polícia.
“Os meios de comunicação locais precisam se transformar em aliados na divulgação das ações da Ouvidoria, informando seu trabalho, serviços disponíveis aos cidadãos e formas de contato. Sendo assim, um canal importante entre a Ouvidoria e a população”, afirma Sérgio Gomes, diretor da OBORÉ.
O trabalho desenvolvido está embasado na lógica da ampliação do repertório informativo dos profissionais de comunicação para potencializar o seu papel como comunicador, educador e mediador. Assim, para que esses profissionais atuem e estimulem a população a compreender e a usar os serviços das Ouvidorias de Polícia, é preciso que estejam munidos de informações e conscientes do seu papel para esclarecer seu público.
Esse é o objetivo dos encontros de dezembro: iniciar o contato e estimular ações conjuntas entre a Ouvidoria e os meios de comunicação locais, para que se possibilite apoio pontual e visibilidade à existência, atuação e ações estratégicas das Ouvidorias.
Às emissoras e radialistas que aderirem a proposta será distribuído um material radiofônico, em formato CD, contendo spots informativos com mensagens de estímulo à participação da população, destacando O que é a Ouvidoria, Situações para denúncias, Acompanhamento das denúncias e Sigilo das denúncias. Os spots sã