Leonardo Medeiros, coordenador de comunicação da Conectas. Foto: Ruam Oliveira/OBORÉ
O conceito de Direitos Humanos e o papel do jornalismo nesse contexto foi mote de discussão na manhã deste sábado, 26, durante encontro de confraternização e seleção para o IV curso de Informação sobre Jornalismo e Direitos Humanos, um dos módulos do projeto Repórter do Futuro
Leonardo Medeiros, coordenador de comunicação da Conectas, conversou com os inscritos para o curso realizado em parceria com a OBORÉ e Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo).
Em sua fala, Medeiros apontou que Direitos Humanos são princípios a serem protegido por todos que trabalham com jornalismo. Apesar de estarem representados sob a forma de leis, como por exemplo, os artigos 5 e 6 da Constituição Brasileira de 1988 e a Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948), eles tratam de comportamentos sociais e culturais que precisam se aperfeiçoar a todo momento, como o caso das questões de gênero, por exemplo.
Conceitualmente, os Direitos Humanos são aqueles que o indivíduo possui simplesmente por ser humano, independente de raça, sexo, etnia, idioma, religião ou qualquer outra condição.
Participaram também do encontro de seleção Ana Luísa Gomes, jornalista e diretora da OBORÉ e André Deak, jornalista, professor na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e coordenador deste módulo.
O resultado da seleção será divulgado no dia 4 de setembro no site e redes sociais das instituições realizadoras.
Este módulo conta com o apoio institucional do Sindicato dos Professores (Sinpro-SP) e da Escola da Cidade.
Programação