30/03/2009

Encontro de Seleção reúne mais de 100 estudantes para módulo sobre a Amazônia

No sábado (28), no auditório do Teatro Next, aconteceu o Encontro de Seleção dos estudantes que pretendem participar do módulo Descobrir a Amazônia - Descobrir-se Repórter, do Projeto Repórter do Futuro. Dos 254 alunos de jornalismo inscritos, 104 compareceram ao teste que vai ajudar a escolher os 30 participantes do módulo que debaterá questões relevantes sobre a Amazônia e terminará com uma viagem à região para 10 estudantes, realizada em parceria com o Exército, no mês de julho.

Mais do que um encontro de avaliação de estudantes de jornalismo, o evento de sábado representou a consolidação das alianças estabelecidas ao longo de 15 anos no Projeto Repórter do Futuro. Estiveram presentes membros do Instituto de Estudos Avançados da USP, da OBORÉ, do Centro de Comunicação Social do Exército, da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, da TV Cultura, do Sindicato dos Professores de São Paulo, da TV USP, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, da Faculdade Cásper Líbero, da Universidade Metodista de São Paulo, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, do Comitê Internacional da Cruz Vermelha e do Instituto de Pesquisa Formação e Difusão de Políticas Públicas e Sociais.

“O dia de hoje foi a representação do salto de qualidade que o Projeto Repórter do Futuro deu. Tivemos aqui a confirmação das alianças que se estabeleceram entre as principais universidades de São Paulo [PUC, Mackenzie, ECA/USP, Cásper Líbero e Metodista], as importantes entidades de jornalistas, institutos e Forças Armadas. O resultado disso tudo é o compromisso da realização de um curso de altíssimo nível, da transmissão em tempo real pela internet e de mais uma viagem de estudos à Amazônia. Foi um belíssimo dia e os estudantes compareceram em peso, a Casa estava cheia, o que nos mostra a importância de continuar a buscar parcerias para este projeto”, reafirma Sergio Gomes, diretor da OBORÉ e idealizador do Repórter do Futuro.

Para o general Adhemar, do Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx), a participação do Exército neste módulo é essencial para a consolidação de uma nova relação entre as Forças Armadas e a população brasileira. “Essa reunião vai ao encontro do que nós chamamos de Estratégia Nacional de Defesa, onde todos os cidadãos são responsáveis pela defesa do nosso país. E nós só podemos defender aquilo que conhecemos. Por isso a importância desse projeto e de nossa parceria”, destaca o militar. O general lembrou ainda da parceria com a Força Aérea Brasileira, responsável por todos os deslocamentos dos estudantes durante a viagem.